Economia

PIB da zona do euro cresce 0,3% no 2º trimestre

PIB cresceu no segundo trimestre, mas perdeu força em relação ao primeiro. (Foto: Reuters)

A exportação forte e a demanda elevada das famílias levou à expansão econômica da zona do euro no segundo trimestre, mas o crescimento desacelerou em relação aos períodos anteriores devido ao enfraquecimento dos estoques e dos investimentos, mostraram nesta terça-feira (6) nova estimativa da agência de estatísticas da União Europeia.

No trimestre anterior, o aumento havia registrado havia sido de 0,6%.

A Eurostat confirmou que o Produto Interno Bruto (PIB) dos 19 países que usam o euro cresceu 0,3% na comparação trimestral, com uma expansão de 1,6% na base anual, em linha com as estimativas anteriores e com as expectativas do mercado.

A maior contribuição para o resultado veio do comércio, que acrescentou 0,4 ponto percentual ao resultado final, e da demanda das famílias, com 0,1 ponto.

Mas a queda dos estoques subtraiu 0,2 ponto percentual e a desaceleração do investimento não deu nenhuma contribuição positiva para o crescimento no período entre abril e junho.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26