O Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre acelerou para 0,6% em relação ao período imediatamente anterior, informou o IBGE nesta terça-feira (03). Os setores de serviços e indústria puxaram o resultado.
Na comparação com o terceiro trimestre de 2018, o aumento foi de 1,2%, a décima primeira alta consecutiva nesta base de comparação. No acumulado do ano, o crescimento foi de 1%. Em valores correntes, o PIB no terceiro trimestre de 2019 totalizou R$ 1,84 trilhão.
Serviços tiveram o maior impacto no PIB, pelo maior peso que representam, com avanço de 0,4% ante o trimestre anterior. Já a indústria cresceu 0,8%. A maior alta trimestral foi da Agropecuária com crescimento de 1,3%
Nos serviços, os resultados positivos foram das atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (1,2%), comércio (1,1%), informação e comunicação (1,1%), atividades imobiliárias (0,3%) e outras atividades de serviços (0,1%).
Na indústria, o destaque foi para os setores extrativo, que avançou 12% em relação ao segundo trimestre, puxado pela extração de petróleo, e de construção, com avanço de 1,3%.
A taxa de investimento no terceiro trimestre ficou estável em relação ao mesmo período do ano anterior, a 16,3% do PIB.