Operação da Polícia Federal desarticulou organização de narcotraficantes que atuavam em Mato Grosso e mais sete estados. Deflagrada nesta terça-feira (29), a Operação Cardume, tem o objetivo de desarticular o grupo, que atuava na conexão Bolívia/Ceará e Rio Grande do Norte/Europa, contava com a participação de membros do judiciário cearense.
Cerca de 230 policiais federais dão cumprimento a 101 mandados judiciais: 15 de prisão preventiva, 13 de prisão temporária, 22 de condução coercitiva e 51 de busca e apreensão. Os mandados estão sendo cumpridos nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Também estão sendo cumpridos mandados de sequestro de bens móveis e imóveis, além do bloqueio de contas de pessoas físicas e jurídicas.
A PF identificou um esquema de compra e venda de alvarás judiciais, que ocorriam em plantões do Poder Judiciário do Ceará. Desembargadores e advogados estão envolvidos com o grupo criminoso.
No curso das investigações foi apreendida mais de uma tonelada de cocaína. Outros três laboratórios de refino de cocaína foram desbaratados, sendo um deles em Portugal, operação que contou com o auxílio da Divisão de Estupefacientes de Lisboa. (Com assessoria)