O governador Luiz Fernando Pezão ampliou em licença para tratamento de um linfoma não-Hodgkin até o próximo dia 30 de julho, informou o governo do estado nesta terça-feira (8). Pezão comunicou a decisão, na noite desta segunda-feira (9) ao presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Jorge Picciani, depois de conversar com o governador em exercício, Francisco Dornelles.
No texto enviado pelo governador Pezão ao presidente da Alerj, o governador licenciado lembra o pedidos públicos feito por Picciani, como o feito no ar, no RJTV, para que o governador desse mais autonomia a Dornelles. Na ocasião, Picciani disse que o Rio "tem dois governadores e não tem nenhum". "É preciso que o governador Pezão compreenda que ele precisa dar condições ao vice de ter mais autonomia nesse momento de crise, se afastar por um período maior e assim que ficar bom, retornar,” disse Picciani.
Pezão está afastado do cargo desde o dia 28 de março. Ele já fez dois ciclos de quimioterapia e, segundo os médicos, reage bem ao tratamento, apesar de ter se internado outras vezes após a alta inicial, para tratar sintomas como febre e infecção cutânea.
Confira, abaixo, a íntegra do comunicado emitido por Pezão para Picciani, comunicando a ampliação da licença:
“Tomei conhecimento da sua manifestação pública relacionada ao exercício do cargo de governador do nosso Estado do Rio de Janeiro, a qual, tenho certeza, foi motivada pela mais absoluta preocupação com o interesse público. Ela me proporcionou a possibilidade de consultar os meus médicos e familiares e fazer uma reflexão mais profunda sobre essa questão, levando em consideração os meus esforços para o restabelecimento da minha saúde e o melhor interesse da população.
O governador em exercício, Francisco Dornelles, pessoa do mais alto gabarito e merecedor da minha total confiança, necessita de maior liberdade para exercer a tarefa de governar o Rio de Janeiro em um momento de grave crise no Brasil e no nosso estado.
Diante disso, venho comunicar a Vossa Excelência que estou solicitando licença do exercício da função de governador do estado, para tratamento de saúde, até o dia 30 de julho do corrente ano.”
Fonte: G1