Você sabia que a terapia está entre as principais profissões do futuro? Em tempos em que a depressão é considerada o “mal do século”, a busca por qualidade de vida e bem-estar vem crescendo constantemente, e o uso de cachorros terapeutas é cada dia mais comum – e recomendado por profissionais!
Quem tem um cachorro em casa sabe o quanto esses peludos são encantadores e cativantes, capazes de nos arrancar um sorriso até nos dias mais melancólicos. E na função de terapeuta, eles são fundamentais no tratamento de pessoas com a saúde mental fragilizada.
Um estudo norte-americano realizado pelo The Assistance Dog Centre, em parceria com o CertaPet, mostrou que os cães de suporte emocional, ou cães terapeutas, são capazes de curar qualquer tipo de problema psicológico. Para se ter uma ideia, 100% dos 298 entrevistados afirmaram que sua qualidade de vida melhorou ostensivamente após o tratamento com um pet.
Veja algumas informações obtidas pelo estudo:
- 77,78% sentiram uma melhora nos atos compulsivos.
- 83,33% tiveram menos pensamentos compulsivos.
- 88,89% sentiram-se capazes de retomar a vida comum (estudos, trabalho etc)
- 88,89% tiveram redução nos ataques de pânico.
- 94,4% sofreram menos transtornos de ansiedade.
- 98,93% disseram ter um maior entusiasmo pela vida.
Além disso, 99% dos entrevistados revelaram que a companhia de um cachorro terapeuta promoveu um aumento da percepção de segurança, 97% independência e disposição, enquanto 96% disse que os pets simplesmente contribuíram para a melhora da qualidade do sono e redução do estresse.
De acordo com os pesquisadores, “existe uma forte correlação entre a aquisição de um cão de suporte emocional e melhorias na saúde mental, emocional e/ ou física de um indivíduo. A posse de um pet terapeuta parece ajudar a amenizar os sintomas prejudiciais de muitas doenças mentais e doenças emocionais, como ataques de pânico e falta de motivação”.