Verdadeiras heróinas contemporâneas, um grupo de pesquisadoras da Universidade de Navarra fizeram uma revisão de 31 publicações científicas entre 1984 e 2010 sobre a relação entre álcool e aumento de peso. E chegaram à maravilhosa conclusão: é possível que o álcool não engorde!
Claro que o álcool faz mal para a saúde, mas também é certo que algumas tacinhas de vinho ou aquelas cervejinhas divididas com os amigos também fazem um bem danado para a vida. O exagero, como quase tudo na vida, é que é problemático. A grande questão da pesquisa é suspeitar do aumento de peso na lista gigantesca de males causados pelo uso de bebidas alcoólicas.
Geralmente, a relação entre consumo de bebidas e aumento de peso está relacionada com a quantidade calorias encontradas nos bons drinks. No entanto, a relação não é tão simples: pessoas diferentes "recebem" calorias de formas diferentes, e aí entram em campo quatões como genética e estatura.
A pesquisa não observou que as descobertas desses estudos mostravam uma tendência clara, apesar de contemplarem a possibilidade de que as pessoas que bebem grandes quantidades de álcool tenham mais risco de ganhar peso do que aqueles que o consomem de forma moderada.
Mas, no outro extremo, afirmam que tomar pequenas quantidades de álcool, especialmente vinho, pode até proteger contra o aumento de peso.
Fonte: O Tempo