Circuito Pet

Pesquisa revela como humanos podem se comunicar com os gatos

Ei, você petlover apaixonado pelos gatos, sabia que há um jeito diferente de se comunicar com os felinos domésticos? Pois é, um estudo publicado recentemente pela Scientific Reports indicou que as piscadinhas com os olhos podem mesmo ser uma excelente forma de você interagir com o seu pet.

Como outros estudos já haviam previsto, o gesto facial parece ser capaz de estreitar a relação entre humanos e gatos e fazer com que os pets sejam mais receptivos até com desconhecidos. O chamado “sorriso do gato” é bem parecido com o nosso sorriso habitual, com a diferença de que não é necessário mostrar os dentes, basta fechar os olhos devagar, piscando lentamente para os bichinhos.

Teste realizado

 

O estudo publicado foi baseado em um experimento realizado com 21 gatos de 14 famílias diferentes. Os familiares foram orientados a, em casa, ficarem a um metro de distância dos seus pets e piscarem os olhos lentamente para eles, enquanto câmeras captavam as reações de cada um para, em seguida, comparar como os gatos piscavam na ausência das “piscadinhas” humanas. O resultado mostrou que os peludinhos se mostraram mais propensos a piscar lentamente quando observavam o gesto facial dos familiares.  

Um outro teste foi realizado, desta vez com 24 gatos de oito famílias diferentes, porém, com uma diferença: os pesquisadores, que não tiveram contato prévio com os gatos, ocuparam os lugares dos familiares. O experimento começou com as câmeras registrando a reação dos gatos olhando para os pesquisadores que não piscavam. Somente depois de algum tempo é que os cientistas esticaram uma das mãos aos pets e deram o “sorriso do gato”.

Os bichanos não só responderam piscando de volta, como se aproximaram da mão da pessoa depois que ela começou a piscar para eles! “É algo que muitos já suspeitavam, então é emocionante ter encontrado evidências disso. Se você já passou algum tempo perto de gatos, provavelmente já viu a expressão facial deles com ‘olhos parcialmente fechados’, acompanhada de piscadas lentas. É semelhante a como os olhos humanos se estreitam ao sorrir e geralmente ocorre quando o gato está relaxado e contente”, declarou a psicóloga Karen McComb, da Universidade de Sussex, no Reino Unido.

Viu só que interessante? Claro que ainda mais estudos e pesquisas devem ser feitos para chegar a um veredito sobre o assunto, mas não custa nada tentar, não é mesmo? Então, agora chegou a sua vez! Faça o teste aí na sua casa e conte pra gente nos comentários como o seu gato reagiu. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar