Economia

Pesquisa aponta crescimento na confiança dos empresários do comércio em Cuiabá

A  Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso ( Fecomércio-MT), divulgou nesta quarta-feira 28,  dados de uma pesquisa que mostra o crescimento na confiança dos empresários do comércios em fevereiro.

Os dados mostram que Cuiabá registrou em fevereiro o melhor desempenho no que se refere a Confiança do Empresário do Comércio (Icec), seja na variação mensal ou anual da pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O índice subiu 3,6% na comparação com janeiro e chegou a 127,2 pontos. O patamar é ainda melhor na variação anual ao registrar 21% de aumento se comparado com o mesmo período do ano passado, quando marcava 105,1 pontos.

Ainda de acordo com a pesquisa da Fecomércio, o resultado atual só é menor que o registrado em maio de 2014, quando o índice atingia 129,4 pontos. Isso mostra a retomada da confiança do empresariado na capital no que se refere a economia, ao setor do comércio e as empresas. A pesquisa varia de zero a 200 pontos, o índice 100 demarca a fronteira entre a avaliação de insatisfação e de satisfação dos empresários do comércio.

Economia fortalecida gera boas expectativas para o comércio

Assim como o índice geral da pesquisa, seus subíndices também apresentaram melhora no mês e na variação anual. É o caso do Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), que atingiu 107,4 pontos em fevereiro deste ano, um aumento de 11,6% na comparação com o mês passado (96,2 pontos) e de 48,1% em relação ao mesmo período de 2017, quando registrou 72,5 pontos.

O Índice de Expectativas do Empresário do Comércio aumentou 2% em relação a janeiro e 11,6% na comparação anual. O componente atingiu neste mês, 167,7 pontos.

O único subíndice a apresentar variação negativa no mês foi o que se refere ao Investimento do Empresário do Comércio (IIEC), com recuo de -1,1% (106,6 pontos). Na comparação com 2017, a elevação foi de 15,1%.

Resultados positivos ainda para 2018

O presidente da Fecomércio-MT, Hermes Martins, destaca que a melhora observada nos últimos meses reflete o crescimento gradativo das condições econômicas, com o recuo nas taxas de juros, do aumento no número de empregos gerados e da trajetória favorável da inflação, o que proporcionou a elevação da confiança do empresário neste período.

Com isso, a entidade espera que o ano de 2018, em conformidade com a CNC, atinja o patamar de 5,1% no aumento das vendas para o comércio varejista em todo o País, podendo resultar no maior crescimento das vendas desde 2012.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26