BUENOS AIRES (Reuters) – O peso argentino, negociado sob rígidos controles de capital, recuava 0,5% na manhã desta segunda-feira, para 126,11 por dólar, depois que o ministro da Economia do país renunciou abruptamente no fim de semana e foi substituído por uma economista vista pelos agentes do mercado como menos heterodoxa.
O presidente argentino, Alberto Fernández, nomeou Silvina Batakis como a nova ministra da Economia na noite de domingo, após a inesperada renúncia de Martín Guzmán em meio a crescentes crises econômicas e tensões dentro do governo.
Operadores disseram que a desvalorização cambial estava em linha com movimentações que costumam acontecer no início da semana.
Controles cambiais em vigor desde 2019 têm mantido o peso numa trajetória lenta de depreciação. Investidores, no entanto, estarão observando de perto as negociações em mercados paralelos informais, onde a taxa de câmbio é o dobro da taxa à vista oficial devido à alta demanda por moeda estrangeira de investidores que são impedidos de comprar dólares através de canais oficiais. (Por Walter Bianchi)