Entre Aspas

Pesca está proibida na Bacia do Rio Doce

Rio Doce foi atingido pela lama da Samarco; foto de novembro de 2015 (Foto: Leonardo Merçon/ Instituto Últimos Refúgios)

A partir desta terça-feira (1°) está proibida a pesca na parte mineira da Bacia do Rio Doce. De acordo com a portaria do Instituto Estadual de Florestas (IEF) publicada no Diário Oficial de Minas Gerais, o objetivo é recuperar a fauna dos rios atingidos pelo “mar de lama” provocado pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana, na Região Central do estado.

A barragem da Samarco, cujas donas são a Vale e a BHP Billiton, se rompeu no dia 5 de novembro de 2015, destruindo o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, e atingindo várias outras localidades. Os rejeitos também atingiram mais de 40 cidades do Leste de Minas Gerais e do Espírito Santo. O desastre ambiental, considerado o maior e sem precedentes no Brasil, deixou 19 mortos.

A proibição é válida para o Rio Doce e seus afluentes. Ela coincide com período da piracema e das restrições à pesca nas outras bacias de Minas Gerais. 

A portaria leva em conta o comprometimento da cadeia alimentar de toda a “comunidade aquática” e os estudos “sobre a sanidade do pescado, bem como os riscos à saúde humana” que ainda não foram concluídos.

As pescas amadora (na modalidade “pesque e solte”) e científica estão permitidas. A portaria será revista “à medida que novos estudos técnicos e científicos comprovem a recuperação populacional das espécies do Rio Doce e forneçam subsídios para melhor compreensão de aspectos da fauna aquática, com a finalidade de ajustar as medidas de regulamentação para o seu uso sustentável”.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Entre Aspas

Primeiro smartphone ‘em Braille’ do mundo será lançado este ano

Em vez de fazer uso da conversão de texto em voz, o aparelho de Sumit Dagar recorrerá a uma tecnologia
Entre Aspas

CRÉDITO IMOBILIÁRIO