Economia

Peixarias são expoentes da cultura mato-grossense

A culinária é o maior expoente da cultura de um determinado lugar. Por isso, quem vem a Cuiabá e Várzea Grande e quer aprender um pouco sobre a cultura e gastronomia local, deve experimentar os sabores das peixarias. Há restaurantes com vários perfis e cardápios para agradar aos mais apurados paladares.

Um dos grandes exemplos disso é o Restaurante Regionalíssimo, que foi fundado em 1982, como um projeto do Governo de Mato Grosso para divulgar a culinária do Estado. Considerada uma das peixarias mais tradicionais da região, o Regionalíssimo foi reconhecido pela revista Quatro Rodas como um dos melhores restaurantes para se comer pratos realmente mato-grossenses, além de receber por três vezes consecutivas o prêmio Top of Mind.

O idealizador do projeto, Jean Biancardini, ressalta que a tradição é o que manteve o restaurante durante esses 34 anos, “não é questão de fazer sucesso, é o padrão. Nossa casa é focalizada apenas em comidas regionais, sem esse negócio gourmet que tem por aí. Tem que fazer Maria Isabel, por exemplo, como se faz a vida toda, nós valorizamos o que é nosso, sem acrescentar nada,” ressaltou Jean.

De acordo com Biancardini, o público frequentador da casa pode ser dividido em dois grupos: turistas quem vêm para conhecer a comida regional, e “os cuiabanos antigos, que vem aqui comer um revirado, uma paçoca. Esse é o estilo da casa,” diz Jean, ressaltando ainda que o preço é um dos atrativos, com um custo médio de R$ 55 reais por pessoa.

O restaurante Regionalíssimo fica localizado na Avenida Beira Rio, no Porto, próximo ao aquário municipal, onde a Prefeitura de Cuiabá realiza a revitalização da Orla do Porto. Jean acredita que, após a conclusão das obras, o local “será um dos pontos mais procurados em termos de turismo, aqui vai ser um ponto de referência com certeza,” finaliza Biancardini.

Outros restaurantes também se destacam e conquistam o paladar dos cuiabanos e turistas, como é o caso da Peixaria Okada, que tem 33 anos de existência na capital. O gerente Paulo Henrique Bastos explica que o restaurante começou no bairro CPA, quando o bairro ainda era pequeno e foi expandindo de acordo com o crescimento da demanda. Hoje, além da matriz, tem uma filial na Avenida Miguel Sutil, no Jardim Guanabara.

Para Paulo Henrique, o principal diferencial do restaurante é o atendimento de qualidade e a comida com um tempero “bem cuiabano”. Ainda de acordo com ele, os principais pratos, que traduzem a filosofia da casa é o matrinxã na brasa, o pacu assado, a ventrecha de pacu e a peixada. Ainda segundo o gerente, os preços dos pratos variam entre R$ 60 a 170 reais, que servem de duas a cinco pessoas.

A Lélis Peixaria também se destaca por oferecer aos clientes uma grande variedade de pratos, inclusive com carne de jacaré, além de utilizar oito tipos de peixes para criar uma diversidade de mais de 30 pratos. No preparo das refeições, é utilizado apenas espécies de água doce, que são o pacu, piraputanga, matrinxã, dourado, cachara, pintado, lambari, arraia, além da carne de jacaré.

Para o gerente da Lélis, Gabriel Santos, o principal diferencial do local é o rodízio e a grande variedade de pratos. “O nosso rodízio é diferenciado, como se fosse numa churrascaria. Nós temos mais de 30 variedades de pratos, então nosso cardápio e rodízio são bem extensos.” Ele explica ainda que o preço médio por pessoa no rodízio é de 100 reais, incluindo a bebida, porém crianças de até cinco anos não pagam, e crianças até oito anos pagam menos.

O restaurante tem 10 anos de existência e é um dos que mais recebem avaliações pelo site ‘Trip Advisor’, de acordo Gabriel Santos. A peixaria tem como foco o atendimento de turistas, famílias e para almoço de negócios. O restaurante também trabalha com cardápio ‘à la carte’, e tem ainda alguns pratos com carne vermelha, “quando vem um grupo grande de pessoas, sempre tem alguém que não come peixe,” explica Gabriel.

REGIONALÍSSIMO

Av. Beira Rio, 6013-6039 – Porto, Cuiabá-MT

(65) 3623-6881

LELIS PEIXARIA

Rua. Mal. Mascarenhas de Moraes, 36
Bairro Duque de Caxias – Cuiabá-MT

(65) 3322.9195

PEIXARIA OKADA I

Av. Ribeirão Preto, Q-07 – C.11 – CPA 1, Cuiabá-MT
(65) 3641.2584 | 3641.0808

PEIXARIA OKADA II

Av. Miguel Sutil, 4200, Jardim Guanabara, Cuiabá-MT
(65) 3054.0606

MIRANTE DAS ÁGUAS

Rua Brasília (Pampulha), 2010 – Jardim Potiguar, Várzea Grande-MT

(65) 3682-6130

RESTAURANTE CACALO

Av. Antártica, 203 – Santa Rosa, Município de Cuiabá – MT

(65) 3626-1778

PEIXARIA POPULAR

Av. São Sebastião, 2324 – Goiabeiras, Cuiabá-MT

(65) 3322-5471

SÓ PERA

Rua Manoel García Velho, 582 – Bandeirantes, Cuiabá-MT

(65) 3321-0624

ROTAS DO PEIXE

Cuiabá e Várzea Grande tem redutos de peixarias em comunidades às margens do rio Cuiabá. São as chamadas rotas do peixe, para quem gosta de um ambiente tranquilo, paisagem natural e o contato direto com os ribeirinhos, com o artesanato, música e gastronomia regionais.  As peixarias são os grandes atrativos dessas localidades, lugares simples onde o visitante pode encontrar peixe assado, frito, ao molho, seco com arroz, com banana, entre outros, a preços em contra.

SÃO GONÇALO BEIRA RIO

Comunidade localizada a 11km do Centro de Cuiabá, na região do Coxipó.

BOM SUCESSO

Localizada a 8km do Centro de Várzea Grande, acima da Rodovia dos Imigrantes.

PASSAGEM DA CONCEIÇÃO

Também em Várzea Grande, à direita da Rodovia Mário Andreazza.

NOSSA SENHORA DA GUIA

Distrito localizado à 40km, na MT-010, sentido Rosário Oeste

Veja mais na edição 602 do jornal impresso

Felipe Leonel

About Author

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26