Não é coincidência o Pastor Branco Suíço ser muito parecido com o Pastor Alemão. Essa raça é recente e foi criada a partir de cruzamentos com Pastores Alemães brancos e todo seu temperamento, características e saúde são similares ao seu parente mais próximo. Nesse post, falaremos sobre as principais doenças do Pastor Branco Suíço.
Com expectativa de vida de 12 a 14 anos, esse cachorro costuma ser saudável, mas pode ser acometido por algumas doenças de origem genética e/ ou hereditária como dermatites, displasia coxofemoral e torção gástrica.
Principais doenças do Pastor Branco Suíço
Problemas de pele
Quando um Pastor Branco Suíço está com algum problema de pele como vermelhidão, descamação e coceira, a primeira coisa que seus pais humanos pensam é que ele tem dermatite atópica, uma condição causada por alérgenos que estão presentes no ambiente e são quase impossíveis de eliminar. Em alguns casos, essa raça pode desenvolver esse problema sim, mas também pode ser uma hipersensibilidade alimentar.
Esse pet possui uma predisposição genética à alergia alimentar, que tem manifestações clínicas na pele. Ela é causada por algum componente que está presente na dieta e que o cachorro é alérgico, podendo causar vômitos e diarreia, além de coceira e vermelhidão. A qualquer sinal que o seu pet não está bem, é preciso levá-lo ao médico veterinário.
A displasia coxofemoral é uma doença que gera muita preocupação nos amantes do Pastor Alemão, já que a raça possui incidência em desenvolver o problema. Com o Pastor branco suíço, isso não é diferente, já que ele possui a mesma predisposição que o seu antepassado em ser acometido pelo problema. Causada por uma má formação da articulação do quadril, a condição tem como consequência os ossos não deslizarem suavemente entre si, gerando um atrito, dor intensa e claudicação no pet.
A torção gástrica é uma consequência do acúmulo de gases no estômago que muitas raças de porte grande são predispostas, inclusive o Pastor branco suiço. Além da predisposição genética, os cachorros que se alimentam muito rápido e/ ou logo após praticam exercícios físicos são mais propensos a sofrerem com o problema, sendo que os principais sinais clínicos são demonstração de dor, desconforto, tentativa de vomitar e inquietação. Por se tratar de uma condição perigosa, é preciso prestar atendimento de emergência ao pet.
A hemofilia é uma doença de caráter hereditário que causa um problema na coagulação do sangue por falta de enzimas e proteínas que o deixam espesso. Assim, o sangue acaba ganhando um aspecto mais líquido. Essa doença pode ter consequências graves, como sangramentos constantes e hemorragia. A Hemofilia é observada quando o cachorro se corta ou tem um ferimento que não para de sangrar. Quando é um corte superficial, não há muitos riscos, o problema é quando o corte é mais profundo, podendo ser fatal. O Pastor branco suiço é predisposto à doença e é muito importante ficar atento caso o pet sofra algum acidente.
Ruptura do ligamento cruzado cranial
O ligamento cruzado cranial tem muitas funções importantes, mas principalmente limitar que o joelho vá para frente e que alguns ossos permaneçam em seu devido lugar. A ruptura deste ligamento pode acontecer por conta de algum acidente, por uma degeneração ao longo dos anos ou por consequência de doenças articulares inflamatórias.
Algumas raças são mais predispostas à condição, principalmente cachorros de porte grande que possuem um crescimento rápido. O pet afetado pode não conseguir apoiar as patas de trás no chão, ter dificuldade para realizar movimentos básicos como levantar e sentar e ainda apresentar dor.
As doenças citadas aqui são provenientes de estudos e artigos de predisposição de certas doenças em raças. Lembrando que seu Pastor branco suiço pode viver uma vida saudável sem ser acometido por nenhuma enfermidade. Entretanto, a informação e conhecimento são importantes e a qualquer sinal de que algo está errado com seu peludo, procure um médico veterinário.