Economia

Parque deve atrair investimentos em ciência e tecnologia

Foto Ahmad Jarrah

No final da cerimônia de assinatura do reforma do Pronto Socorro de Várzea Grande o governador Pedro Taques (PDT) e a prefeita Lucimar Sacre de Campos (DEM) assinaram também o protocolo de intenções para construção junto ao Juarez Ductievicz, da Ductievicz Incorporadora Ltda Epp do primeiro Parque Tecnológico de Mato Grosso. A obra deverá incentivar a vinda de empresas do ramo da ciência e tecnologia, fomentando novo arranjo produtivo para o município no seu desenvolvimento social e econômico.

Taques frisou a importância da obra para o estado e também para o município de Várzea Grande. "Hoje já não se fala mais em Parque Tecnológico, mas em sede tecnológica. Este centro que será construído em Várzea Grande estará interligado a outros centros que o Estado comportará. Vamos construir também uma ponte sobre o Jari para ligar a UFMT ao Parque Tecnológico. A ideia é transformar Mato Grosso num grande celeiro de tecnologia e inovação. Trata-se de empreendimento importantíssimo", disse.

A prefeita Lucimar agradeceu a escolha do municipio para abrigar os futuros investidores em tecnologia do estado. "O Parque Tecnológico é, de fato, um presente especial para o município várzea-grandense, pois virá incentivar nossos jovens na formação profissional nas áreas da tecnologia. Este Centro Tecnológico é garantia antecipada dos avanços que o Estado contabilizará em setores estratégicos, além de reforçar a atividade econômica regional", falou durante a cerimônia.

A área municipal a ser doada, com 800.000 m2, está localizada no bairro “Chapéu do Sol”, e toda a infraestrutura inicial da obra será também doada pela empresa responsável pela doação do terreno. Dentro dessa área, serão desmembrados 160.000 m2 para instalação da primeira fase do Parque Tecnológico de Mato Grosso, o campi da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, além da sede da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – SECITEC e suas unidades administrativas.

Estado sustentável

Um último documento assinado na cerimônia governamental pelas autoridades presentes foi o Memorando de Entendimento entre Regiões da Ação Climática (Regions of Climate Action, R20) e o município de Várzea Grande. O objetivo é ajudar Estados, províncias, regiões e outros governos subnacionais de todo o mundo a desenvolver, implementar e transmitir projetos de desenvolvimento econômico de baixo carbono.

O R20 se compromete a desenvolver projetos de baixo carbono através de seu programa LED de iluminação pública. Para que o projeto seja desenvolvido em Várzea Grande, foi considerado que o município é líder em sustentabilidade e promove, assim, melhor qualidade de vida relacionada ao meio ambiente. Várzea Grande terá que criar um estudo de análise e viabilidade da utilização de tecnologia LED, a fim de melhorar a iluminação pública nas ruas do município.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26