A quadra de areia do Parque das Águas, totalmente revitalizada, se tornou palco da 2ª etapa do Circuito Mato-Grossense de Vôlei de Praia, que acontece nesta sexta-feira (28) e segue até domingo (31), com competições para quatro categorias: Sub-15, Sub-17, Sub-19 e Sub-23.
O secretário de Esportes, Jefferson Neves, destacou a revitalização do espaço esportivo, que se encontrava bastante deteriorado, com problemas de drenagem e logística.
Segundo ele, para garantir a competição, o espaço foi revitalizado em parceria com a Secretaria da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e a Federação Mato-Grossense de Voleibol.
Jefferson também ressaltou que Mato Grosso tem sido um celeiro de atletas nos últimos anos, com esportistas participando do campeonato nacional e do circuito nacional de vôlei de praia, incluindo grupos no feminino que já competem no torneio principal.
“Estamos muito orgulhosos do trabalho realizado pela Federação Mato-Grossense de Vôlei e por toda a comunidade do vôlei.
Precisamos continuar oferecendo suporte para que esse desenvolvimento avance ainda mais”, afirmou.
A programação começou nesta sexta-feira (28) com os jogos das categorias Sub-15 e Sub-17. Além disso, foi dado início à categoria Sub-19. Neste sábado (30), será dada continuidade à competição com a finalização dos jogos da categoria Sub-19 e o início das disputas da categoria Sub-23. No domingo (31), ocorrerão as finais da categoria Sub-23, tanto no masculino quanto no feminino.
Segundo Jefferson, para sediar a etapa no Parque das Águas, o presidente da Federação Mato-Grossense de Voleibol, professor Nicanor Lopes, foi parceiro nas adequações, incluindo a drenagem da quadra, evitando alagamentos.
“A federação foi extremamente solícita, considerando que parte dos atletas treina neste local. Então, precisamos oferecer um espaço de melhor qualidade para eles, e hoje conseguimos entregar um espaço à altura, com redes, iluminação, chuveiros, vestiários e com boa drenagem. Se chover, os jogos podem continuar”, afirmou.
A dupla de Cuiabá, Maria Paula e Alice Ferraz, que participa da competição, aprovou o espaço, apesar do nervosismo da partida.
“Precisamos de mais espaços como este para treinar, para ter mais oportunidades para todo mundo jogar e precisamos que esses locais sejam preservados”, opinou.
De acordo com o diretor da Federação de Vôlei, Jairo Schantz Junior, as competições valem tanto pontos para o ranking estadual quanto classificam os atletas para as disputas das etapas do nacional. “Essas competições são de extrema importância não apenas para o desenvolvimento do esporte em nosso estado, mas também para o futuro dos nossos atletas. E por se tratar de uma etapa classificatória, os atletas têm a oportunidade de se destacar e avançar no circuito nacional”, afirmou Schantz.
Foto Capa: Reprodução/Divulgação