A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, o Instituto Federal de Mato Grosso e a Academia Mato-Grossense de Letras estão unidas para realização da celebração que leva o nome de LETRAS DOS TREZENTOS, buscando ofertar aos alunos do Instituto e ao público em geral uma experiência lúdica- pedagógica.
Lúdica por ter o sentido de festa mais cultura e pedagógica por ilustrar os ensinamentos com conteúdos múltiplos que apontam para diversidade de conhecimentos que vieram desde o amanhecer da cuiabania até os dias de hoje.
A Biblioteca Estevão de Mendonça oferta seu espaço e abre suas portas para outro tipo de leitura, um convite para ver qual é o local em que as letras tomam conta de uma situação que se esparramou ao longo dos trezentos anos e que deu como resultado a multiplicidade de gentes e de leituras possíveis.
Enquanto isso, o Instituto Federal ao partir do local, do regional para o global e PARA O UNIVERSAL BUSCA NESTE EVENTO, MOSTRAR AS POSSIBILIDADES DAS ADIÇÕES COM ORGÃOS QUE USAM DA MOLDURA CULTURAL DE FORMAS DISTINTAS. Desse modo a pedagogia que vem demonstrada aqui é a possibilidade da saída dos modelos convencionais para um educar com as letras das mais variadas áreas. Aqui as disciplinas são as do prazer do saber com o sabor dos mais variados tecidos.
E por fim, a Academia Mato Grossense de Letras embora tenha como certo que a palavra escrita é fundamental, busca na contemporaneidade todas as formas de esculpir um texto. Imagens como as do cinema ou das artes visuais, etc. dançam nas molduras das páginas e das mentes. Aqui, é o sabor que degusta o saber. Assim sendo, tanto a Biblioteca quanto o Instituto e a Academia desejam que todos aproveitem esta celebração como a vida de uma cidade que acolhe três instituições ávidas por enriquecer o espaço cultural com as LETRAS DOS 300.
Local : Palácio da Instrução dia 25 /04 a partir das 19 horas
Atracões : música, pinturas, exposição de livros, performances ,etc