Nacional

Pais devem ficar atentos com lista de material escolar,diz Procon

No mês de janeiro começa o período de compra de material escolar. Papelarias ficam cheias de pais com listas do que a escola pede para um novo ano letivo. O Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) recomenda que os pais fiquem atentos para a presença de itens de uso coletivo, algo proibido por lei.

Não é permitida a inclusão de itens como papel higiênico, materiais de limpeza e grampeador, além do giz utilizado pelo professor. Cartolinas e papel ofício estão permitidos, desde que não seja em grandes quantidades. Além disso, as escolas não podem indicar a marca dos produtos pedidos ou papelarias de preferência. A única indicação de lojas permitida é para compra de uniformes.

Junto à lista de material entregue aos pais, a escola deve anexar um plano de execução. Esse plano detalha as atividades em que os materiais solicitados serão utilizados, o objetivo do uso desse material e quando ele será usado. O Procon-DF iniciou hoje (5) a Operação Passa Régua, percorrendo escolas do DF e verificando as listas de material escolar. Autos de infração serão registrados em escolas que infringirem a lei. A operação termina na próxima sexta-feira (9)

Caso a lista de material da escola contenha itens não permitidos, a orientação é entrar em contato com a instituição de ensino. De acordo com Tatiana Penido, do Procon-DF, conversar com a escola é a melhor saída para uma resolução rápida e eficaz. “Os pais ou responsáveis podem negociar com a escola, convencê-la a retirar os itens de uso coletivo da lista. O ideal é sempre o acordo entre as partes. Não havendo acordo com a escola, eles podem entrar com processo no Procon”.

Tatiana recomenda ainda que os consumidores pesquisem os preços mais vantajosos dos itens na lista de material. A dica é sempre pesquisar em cerca de três ou quatro papelarias de redes diferentes. “A ideia é sempre pesquisar, porque pode haver variação grande de preço entre papelarias. Já vimos casos de diferença de 2.000% no preço de um item entre uma papelaria e outra”.

Fonte: Agência Brasil

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus