Jeffrey Tobim é jornalista renomado da The New Yorker, com grande expertise jurídica como analistar sênior da CNN, adotando na sua obra “Os Nove: por dentro do mundo secreto da Suprema Corte” uma linguagem informativa, com lucidez envolvente, sem os rebuscamentos desnecessários.
Na sua narrativa se pode verificar como pode ser utópica a interpretação fora de razão da máxima de Alexander Bickel de que a jurisdição constitucional possuir caráter contrafático e contramajoritário como uma questão de poder e de política judiciária em determinados casos.
Tobim vai descortinando o isolamento hermético dos juízes, assim como as mudanças no contexto político e social norte-americano vem repercutindo diretamente nas decisões históricas do maior Tribunal do sistema constitucional americano a partir das nomeações realizadas pelo presidente George W. Bush.
O autor sustenta, no caso americano, que o único fator determinante do futuro da Suprema Corte é o resultado das eleições presidenciais, defendendo que “quando se trata de das questões políticas incendiárias que acabam na Suprema Corte, o que importa não é a qualidade das argumentações, e sim a identidade dos juízes”.
É uma excelente leitura para aqueles que se interessam por política e sua relação com o direito, auxiliando a verificar a situação norte-americana e brasileira, ainda mais diante das polarizações ideológicas tanto nos Estados Unidos das Américas como no Brasil, o que exige sempre uma atenção máxima de todos.
Os Nove: por dentro do mundo secreto da Suprema Corte
Jeffrey Tobim – Tradução de Paulo André Vieira Ramos Arantes – São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
Série IDP – Instituto Brasileiro de Direito Público – Linha Direito Comparado