Cultura

Orquestra sinfônica e samba ao pé da mangueira são eventos deste domingo

Dois eventos que estão se tornando tradicionais na Capital garantem muita música de qualidade neste domingo (16). Pela manhã, o Quarteto de Trombones e o Coral de Trombones, Bombardino e Tubas, da Orquestra Sinfônica da UFMT (OSUFMT), formações raras de se ver em concertos, apresenta um repertório especialmente escolhido para a oportunidade, com músicas eruditas e populares.

À tarde, no Sesc Arsenal, tem Samba ao Pé da Mangueira, com uma grande homenagem ao ritmo que é sinônimo de brasilidade. O maestro Fabrício Carvalho, regente titular e diretor artístico da OSUFMT, explica que se trata de mais um concerto da série de música de câmara. Desde o ano passado as apresentações estão divididas entre essa formação e a sinfônica (com o grupo completo). Dessa forma, é possível trabalhar mais amplamente a questão do repertório e diferentes propostas instrumentais. Os grupos com diferentes formações permitem oferecer ao público variados tipos de informação musical. 

E num horário alternativo, que permite também a participação das mais diferentes platéias. “Os concertos no domingo de manhã existem nas mais desenvolvidas cidades do mundo. Um bom exemplo é o que acontece no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Então estamos fazendo há dois anos, com casa cheia. Nós incentivamos que as crianças vão também, é um horário bacana. Assim, as pessoas conhecem o teatro, podem conversar depois com os músicos. Tudo isso faz parte de um trabalho de formação ampla”, frisa. 

O Quarteto de Trombones foi formado a partir do naipe de trombones da OSUFMT em 2018 e trabalha um repertório que abrange diferentes períodos da história da música do Barroco ao Romantismo, bem como clássicos do cancioneiro popular, nacional e internacional. De sonoridade que remete a um órgão de tubos de uma igreja, a formação Coral de Trombones, Bombardino e Tubas da UFMT engrossa a seleta lista de grupos que praticam essa formação no Brasil. 

São pouquíssimos grupos no país que exploram essa sonoridade. Como parte do projeto de extensão promovido pelo núcleo da Orquestra Sinfônica da UFMT, iniciado em 2019, visa proporcionar o desenvolvimento técnico, musical e científico a alunos da comunidade acadêmica, quanto ao público em geral. 

“O concerto de trombones é dirigido pelo Alaercio Martins, que é o nosso spalla dos trombones e ele convida também o grupo de metais de um projeto de extensão que temos para formar jovens músicos. Então, no final, o grupo de metais entra também para um grande encerramento com mais de 20 músicos de metais tocando no palco. O repertório é bastante eclético, da música erudita à popular, como é uma característica da orquestra, sempre tentando ampliar o leque de conhecimento das pessoas”, finaliza Fabrício, informando que a orquestra volta a se apresentar na formação sinfônica no dia 14 de julho. 

O concerto será logo mais, às 10h, no Teatro Universitário, com entrada franca, restrita à lotação do espaço. 

Palco aberto 

O Samba ao Pé da Mangueira ganha mais uma edição especial neste domingo, no jardim do Sesc Arsenal, reunindo grandes nomes como Juliana Grisólia, Mariana Borealis e Deize Águena. O trio, acompanhado de músicos experientes, “puxa” um repertório que conta com músicas de Clementina de Jesus, Dona Ivone Lara, Clara Nunes, Cartola e Candeia, numa descontraída homenagem ao samba e seus maiores talentos.

O evento, que está marcado para começar às 17h, recebe ainda expositores com artesanatos e opções culinárias para todos os gostos, com a proposta de proporcionar ao público um espaço de partilha, resgatando momentos de lazer. Entre os confirmados nesta edição do “Samba” estão o sebo Rua Antiga, com CDs, discos e livros, e o Coletivo Ceramistas do Mato, com obras autorais feitas por artesãos mato-grossenses.  

Já na gastronomia, os tradicionais bulixeiros do Arsenal vão marcar presença com comidas típicas a preços acessíveis. Outro ponto alto dentre as opções culinárias é o Pacho Burguer, com hambúrgueres e coxinhas veganas, além do Açaí na Bike e Sinfonia do Brigadeiro, levando doces artesanais.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e