Sob a regência do Maestro Leandro Carvalho, a OEMT apresentará um repertório dividido em duas partes: a primeira, erudita, exibindo a abertura do concerto para cordas do compositor moderno Witold Lutoslawski. Uma homenagem aos 100 anos de nascimento do mais importante compositor polonês, depois de Chopin.
Lutoslawski está ligado à tradição europeia, de Beethoven e Chopin até Debussy e Bartók. Por conta do inestimável valor de sua trajetória musical, um decreto parlamentar na Polônia instituiu 2013 como o Ano de Lutoslawski naquele país. Há mais de 60 anos suas obras são executadas em salas de concertos do mundo todo. Sua música tem caráter combativo e faz uso do dodecafonismo e de técnicas pouco ortodoxas.
Na segunda parte do repertório, com carater mais popular, a OEMT recebe o acordeonista Toninho Ferragutti, instrumentista, compositor e arranjador indicado ao Grammy Latino de 2011. De Ferragutti a Orquestra exibirá cinco peças: Fantasia, Sanfonema, Forró Classudo, Nem Sol Nem Lua e Na Sombra da Asa Branca.
Na opinião da crítica musical Maria Luiza Kfouri, "Toninho Ferragutti traz em seu acordeom a síntese de todos os grandes acordeonistas brasileiros e, ao mesmo tempo, é um instrumentista singular, com personalidade, som próprio e único, que praticamente reinventou o instrumento".
O envolvimento de Ferragutti com a música de orquestra não é de hoje. O acordeonista já realizou trabalhos com importantes orquestras brasileiras: Jazz Sinfônica de São Paulo, Orquestra sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Recife, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, dentre outras.
Criada em 2005, a Orquestra do Estado de Mato Grosso é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura e em 2013 conta com o apoio cultural do Hotel Amazon, Fisk Inglês e Espanhol, Localiza, Soul Propaganda e TV Centro América. Por meio da Lei de Incentivo a Cultura – Lei Rouanet – Ministério da Cultura, a Orquestra recebe patrocínios do Grupo André Maggi, Instituto Votorantim e Votorantim Cimentos, que permitem a realização de suas principais séries de concertos: Oficiais, Didático.