Pesquisadores acreditam que o comportamento possa estar ligado à higiene e ao fortalecimento dos laços sociais entre as orcas
Cientistas descobriram um costume curioso e, até então, inédito das Orcas que vivem a noroeste do Pacífico, nos Estados Unidos: elas usam algas marinhas para fazer “esfoliação” umas nas outras.
A descoberta foi publicada por pesquisadores do Reino Unido e dos Estados Unidos na revista Current Biology e pode revelar um novo capítulo da vida social desses animais.
Durante 12 dias de observações em 2024, no Mar de Salish, cientistas registraram 30 interações deste tipo entre orcas de diferentes idades e sexos.
Com o uso de câmeras de alta definição, os pesquisadores perceberam que uma orca arrancava um pedaço de alga e o colocava sobre o corpo de outra, permitindo que ambas se esfregassem na planta de forma coordenada.
Allokelping: o gesto revolucionário das orcas
O comportamento foi batizado de allokelping, junção do prefixo allo- (que remete a algo feito para outro indivíduo) e kelping, nome dado ao hábito já conhecido de orcas se esfregarem sozinhas em algas para cuidar da pele ou brincar. Neste caso, o gesto seria uma forma mais social e cooperativa de interagir.
O comportamento foi batizado de allokelping – Foto: Reprodução/ND
Embora as razões exatas para esse comportamento ainda não estejam claras, os cientistas acreditam que o allokelping possa estar ligado à higiene e ao fortalecimento dos laços sociais.
“Algas marrons como a alga marinha-touro também têm propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias que podem trazer benefícios adicionais às baleias”, afirmou o professor Darren Croft, coautor do estudo e diretor executivo do Centro de Pesquisa de Baleias.
Segundo Croft, orcas já são conhecidas por tocarem umas nas outras com nadadeiras e outras partes do corpo como parte de suas interações sociais, mas o uso da alga pode “aprimorar essa experiência”.
Orcas já são conhecidas por tocarem umas nas outras com nadadeiras – Foto: Reprodução/ND
Para os pesquisadores, o comportamento observado pode ser uma prática cultural específica das orcas da região, e mais estudos são necessários para entender melhor sua função.
Apesar do apelido de “baleia assassina”, as orcas são animais altamente sociais e cooperativos. Elas criam laços afetivos fortes dentro de seus grupos, cuidam de indivíduos feridos ou doentes e até adotam filhotes órfãos.
O allokelping pode ser mais uma evidência dessa complexa rede de relações que elas constroem.
Foto Capa: Reprodução/ND
Fonte: https://ndmais.com.br