A Polícia Federal deflagrou a 4ª fase da Operação Onipresente sábado (9) e domingo (10) na Terra Indigena (TI) Aripuanã, na região do Taquaral, a 1.002 km de Cuiabá, e apreendeu 9 caminhões carregados de madeira ilegal. Cinco reboques, um trator e três motos também foram confiscados pelos agentes.
Calcula-se que todos os dias saem dessa área de desmatamento no mínimo 10 caminhões carregados de toras de alto valor. Em junho, a PF apreendeu na mesma T.I. 15 caminhões carregados de madeira ilegal, 3 tratores e outras 3 motos.
A ofensiva da PF visa cessar as atividades criminosas e a obtenção de provas para instrução de inquéritos policiais.
Nas duas primeiras fases foram realizadas visitas de reconhecimento e inteligência policial para definições de estratégias para ampla cobertura da região das Terras Indígenas nos municípios de Juína (MT), Aripuanã (MT) e Brasnorte (MT), bem como no Parque Nacional do Xingu em Feliz Natal (MT).
Segundo a PF, a escolha dessa metodologia de trabalho é necessário devido à velocidade do desmatamento com fluxo diário de diversos caminhões que transportam madeira ilegal.
“Devido a constatação da vultosa atividade madeireira ilegal através das ações de inteligência policial e monitoramento via satélite no sistema Planet, a Polícia Federal intensificará ainda mais as ações de combate aos crimes ambientais”, disse a PF.
A operação Onipresente é uma operação conjunta entre Polícia Federal e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais), pertencente ao programa Guardiões do Bioma, do Governo Federal.