Entre Aspas

Operação apreende 9 caminhões carregados de madeira ilegal retirada de terra indígena

A Polícia Federal deflagrou a 4ª fase da Operação Onipresente sábado (9) e domingo (10) na Terra Indigena (TI) Aripuanã, na região do Taquaral, a 1.002 km de Cuiabá, e apreendeu 9 caminhões carregados de madeira ilegal. Cinco reboques, um trator e três motos também foram confiscados pelos agentes.

 

Calcula-se que todos os dias saem dessa área de desmatamento no mínimo 10 caminhões carregados de toras de alto valor. Em junho, a PF apreendeu na mesma T.I. 15 caminhões carregados de madeira ilegal, 3 tratores e outras 3 motos.

 

A ofensiva da PF visa cessar as atividades criminosas e a obtenção de provas para instrução de inquéritos policiais.

 

Nas duas primeiras fases foram realizadas visitas de reconhecimento e inteligência policial para definições de estratégias para ampla cobertura da região das Terras Indígenas nos municípios de Juína (MT), Aripuanã (MT) e Brasnorte (MT), bem como no Parque Nacional do Xingu em Feliz Natal (MT).

 

Segundo a PF, a escolha dessa metodologia de trabalho é necessário devido à velocidade do desmatamento com fluxo diário de diversos caminhões que transportam madeira ilegal.

 

“Devido a constatação da vultosa atividade madeireira ilegal através das ações de inteligência policial e monitoramento via satélite no sistema Planet, a Polícia Federal intensificará ainda mais as ações de combate aos crimes ambientais”, disse a PF.

 

A operação Onipresente é uma operação conjunta entre Polícia Federal e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais), pertencente ao programa Guardiões do Bioma, do Governo Federal.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Entre Aspas

Primeiro smartphone ‘em Braille’ do mundo será lançado este ano

Em vez de fazer uso da conversão de texto em voz, o aparelho de Sumit Dagar recorrerá a uma tecnologia
Entre Aspas

CRÉDITO IMOBILIÁRIO