Economia

ONU quer 10% do PIB global para aliviar a crise nos países mais pobres

Encontro organizado reúne chefes de Estado e entidades como o FMI, o Banco Mundial e a OCDE para debater ajuda contra o coronavírus
Por EXAME Hoje
access_timePublicado em: 28/05/2020 às 06h43 – Alterado em: 28/05/2020 às 06h55more_horiz
COVID-19 SE ESPALHA PELA ÁFRICA DO SUL: a expectativa é a de que a doença leve 30 milhões de pessoas à pobreza
ONU: revés econômico global será pior do que o registrado durante a Grande Depressão de 1930 nesses países (Siphiwe Sibeko/Reuters)

A Organização das Nações Unidas debaterá nesta quinta-feira, 28, os efeitos sociais e econômicos da pandemia do novo coronavírus. O objetivo da reunião virtual é avaliar um novo pacote de ajuda global de, no mínimo, 10% do PIB global para os países mais pobres.

A reunião, que deve reunir dezenas de chefes de Estado, foi convocada pelo Canadá, pela Jamaica e pelo secretário-geral da entidade, Antonio Guterres. Ela ainda contará com a participação da diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, o presidente do Banco Mundial, David Malpass, e o secretário-geral da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), Angel Gurria.

“No mundo ideal, todos os países teriam condições de apoiar seus cidadãos. Na situação atual, no entanto, a maioria dos países em desenvolvimento não têm recursos domésticos suficientes para tanto”, diz um comunicado das Nações Unidas sobre o encontro. “A cooperação internacional e o financiamento externo são cruciais para que sejamos curados e prosperemos juntos, deixando para trás o vírus, não vidas e meios de sobrevivência.”

De acordo com a agência Reuters, a vice-secretária geral da ONU, Amina Mohammed, reconheceu que já existem esforços em andamento para ajudar os países em desenvolvimento a sair da crise, mas os programas não estão surtindo os efeitos urgentes necessários. Nesse sentido, ela lembrou que o G20 e o Clube de Paris, grupos que reúnem os países mais ricos do mundo, já avaliam suspender os pagamentos das dívidas dos países em desenvolvimento, mas notou que é preciso fazer mais.

As projeções dão conta de que os efeitos das ações de confinamento e isolamento social, medidas impostas na tentativa de conter a propagação do novo coronavírus, serão duras para as economias de todo o mundo, principalmente as em desenvolvimento.

Segundo dados do FMI, o revés econômico global será pior do que o registrado durante a Grande Depressão de 1930 nesses países. Ainda de acordo com a ONU, a expectativa é a de que a doença leve 30 milhões de pessoas à pobreza, um aumento de 4,4% com relação a 2019. O novo pacote proposto pela ONU chega agora para reverter uma parte desse prejuízo.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26