A clínica Oncomed – Tratamento Multidisciplinar do Câncer se manifestou em uma carta aberta sobre o descredenciamento da unidade com a Unimed Cuiabá e chamou a decisão da diretoria da cooperativa de saúde de injustificada, unilateral e política. Do outro lado, a Unimed afirma que houve desacordo contratual entre as duas partes.
Atendendo há mais de 25 anos, a Oncomed realiza o tratamento multidisciplinar de pacientes com câncer. São especialistas que cuidam desde a cirurgia oncológica, mastologia, cuidados paliativos, farmácia, psicologia, entre outros.
Na carta divulgada neste mês de junho, a unidade de saúde declara que o descredenciamento foi imposto de forma unilateral pela atual diretoria da Unimed Cuiabá, afirma que não houve qualquer motivo técnico ou desacordo contratual.
“Repudiamos o descredenciamento unilateral e político imposto pela diretoria da Unimed Cuiabá, que retira do paciente a liberdade de escolha do sérvio que melhor atende às suas necessidades, com prejuízo à sua saúde física e mental neste momento são delicado de sua vida”, destacam em trecho da carta.
Em nota, a Unimed Cuiabá informa ser falsa a informação que circula na internet de que os pacientes oncológicos terão seu tratamento descontinuado. Todos os pacientes com tratamento em andamento irão continuar sendo atendidos pela Oncomed, se assim escolherem.
“A liberação do medicamento quimioterápico permanece conforme a prescrição médica, não havendo mudança de marca ou qualquer outra. Novos pacientes terão a dispensação do medicamento nas clínicas oncológicas credenciadas”, diz trecho da nota.
Ainda de acordo com a cooperativa de saúde, os novos paciente serão encaminhados aos outros prestadores credenciados, como a Oncolog, Oncocenter, Oncovida (Centro de Onco-Hematologia de Mato Grosso), Centro de Oncologia Cuiabá (COC), Oncologia Hospital Santa Rosa e Oncologia Hospital São Mateus.