Registro inédito de filhotes trigêmeos de onça-pintada foi feito no Cerrado, um dos biomas brasileiros mais ameaçados pelo desmatamento
Gabrielle Tavares
O nascimento de filhotes trigêmeos de onça-pintada, registrado no Parque Nacional Grande Sertão Veredas (PNGSV), em Minas Gerais, surpreendeu biólogos e marcou um feito inédito no Cerrado brasileiro.
O flagrante foi possível graças às armadilhas fotográficas instaladas pela ONG Onçafari, em parceria com o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que monitoram a vida selvagem na região desde 2022.
As imagens revelam pela primeira vez uma ninhada de três filhotes no Parque, uma gestação considerada raríssima na espécie.
Quem é a mãe dos filhotes de onça-pintada trigêmeos?
A fêmea é monitorada desde 2019, quando ainda era filhote na Pousada Trijunção, área localizada na divisa de Minas, Bahia e Goiás.
Após se dispersar para o território mineiro do Parque, passou a ser registrada regularmente pelas câmeras de monitoramento.
Em 2024, o projeto “Onças – Guardiãs do Grande Sertão Veredas” instalou 64 novas câmeras, ampliando o alcance da pesquisa e pode acompanhar mais de perto a vida da nova mamãe.
Qual a importância dos filhotes trigêmeos para a região?
Segundo o biólogo Edu Fragoso, do Onçafari, trata-se de um marco científico: “É a primeira ninhada de trigêmeos que registramos nesta área”.
Parque Nacional Grande Sertão Veredas fica na divisa dos estados de Minas Gerais, Bahia e Goiás – Foto: Reprodução/ND
Além da raridade do evento, os pesquisadores esperam coletar material genético no futuro, o que ajudará a responder perguntas sobre paternidade, dispersão e dinâmica populacional.
Quantas onças já foram registradas no Parque Nacional Grande Sertão Veredas?
O monitoramento já reuniu mais de 21 mil registros fotográficos, revelando a presença de 44 a 55 onças-pintadas na unidade de conservação.
Segundo o ICMBio, cerca de 40% delas são melânicas, popularmente conhecidas como “panteras-negras”.
Esse acompanhamento das onças no Parque ajuda a identificar corredores ecológicos, fundamentais para a sobrevivência da espécie no Cerrado.
Como funcionam as armadilhas fotográficas?
As câmeras trap, ou armadilhas fotográficas, são dispositivos automáticos que captam imagens ou vídeos da fauna em áreas remotas.
Armadilhas fotográficas conseguem captar momentos que humanos não conseguiriam – Foto: Inea/Reprodução/ND
Com sensores de movimento e calor, registram a presença de animais sem interferência humana, permitindo um monitoramento constante e discreto da vida selvagem.
Qual é a importância do Parque Nacional Grande Sertão Veredas?
Criado em 1989 e ampliado em 2004, o Parque protege mais de 230 mil hectares entre Minas e Bahia, abrangendo ecossistemas cruciais do Cerrado.
Além de preservar a biodiversidade e os recursos hídricos, é referência em pesquisa científica, educação ambiental e turismo de natureza.
O que é o Onçafari?
O Onçafari é uma ONG que atua pela conservação da biodiversidade em biomas como Amazônia, Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica.
Suas ações vão do ecoturismo à pesquisa científica e já o colocaram entre as 100 melhores ONGs do Brasil em 2024.
Foto Capa: ICMBio/Reprodução/ND
Fonte: https://ndmais.com.br