Um cachorro com olho lacrimejando não está chorando, muito menos emocionado por ver o seu tutor. Na verdade, ele pode estar com algum problema de saúde. Por isso, vamos te explicar o que fazer caso o seu pet esteja com uma lacrimação excessiva.
Aliás, vale lembrar: olho de cachorro lacrimejando pode ser sintoma para uma série de doenças oculares e até sistêmicas. Dessa forma, você precisa estar sempre atento ao comportamento do seu cachorro para identificar e tratar o problema o mais rápido possível.
Cachorro com olho lacrimejando: causas
A princípio, a lágrima canina tem a mesma função que a dos seres humanos: espantar qualquer corpo estranho, lubrificar e “limpar” os olhos para se proteger de infecções.
Se notar que o seu pet está apenas com os olhos marejados, a causa pode estar ligada ao clima ou à presença de uma simples poeira. Agora, se a lacrimação acontece de forma excessiva, com uma cor diferente, mau cheiro ou com muita “remela”, provavelmente pode ser sinal de algum problema, como:
- Conjuntivite
- Alergia (à fumaça, poeira, ácaro entre outros)
- Catarata
- Glaucoma
- Xeroftalmia
- Uveíte
- Inflamação nas pálpebras
- Doenças infecciosas
Dentre essas opções, devemos dar um destaque para a conjuntivite em cães. Assim como em nós humanos, é um problema bastante comum entre os cachorros, e pode ser provocado por alergias, bactérias ou vírus.
Olho do cachorro lacrimejando: o que fazer?
Se o seu cachorro está com algum tipo de irritação, secreção excessiva ou demonstrando algum tipo de desconforto nos olhos, você deve levá-lo ao médico veterinário imediatamente. Assim, o profissional poderá fazer o diagnóstico do problema e te recomendar o melhor tratamento possível.
Agora, se ele estiver apenas com os olhos cheios d’água, você pode limpar a região com algodão e um produto limpa lágrimas e observá-lo no decorrer do dia. Caso a lacrimação não pare, o ideal é consultar o profissional de sua confiança.
Raças mais propensas a problemas oculares
A seguir, veja algumas raças de cachorro propensas a sofrer com problemas oculares:
- Pug
- Chihuahua
- Shih Tzu
- Lhasa Apso
- Boston Terrier
- Boxer
- Schnauzer
- Yorkshire
- Buldogues
Notou que a maioria das raças é de cães braquicefálicos? Infelizmente, esses pets são mais propensos a esse tipo de problema. Isso porque os olhos ficam mais expostos a corpos estranhos, além de seus ductos lacrimais serem mais “curtos”, o que pode causar uma obstrução no canal lacrimal, dificultando a drenagem das lágrimas.
Algumas raças mais peludas, especialmente na região dos olhos, podem ter problemas por causa dos pelos longos batendo nos olhos a todo o momento. Por mais que eles ajudem na proteção, muitas vezes também podem irritar os olhos do pet.
Como prevenir?
Previamente, não há uma fórmula certa para evitar ter um cachorro com olho lacrimejando em casa. Mas, ainda assim, você pode seguir algumas recomendações para minimizar a chance do seu pet ter algum tipo de problema ocular.
Veja seis dicas para evitar que o olho do cachorro fique lacrimejando:
- Lave os olhos do cachorro com frequência com soro fisiológico ou produtos veterinários adequados
- Tome cuidado durante o banho para que não caia shampoo nos olhos dele
- Evite deixar o pet em ambientes com ventos fortes
- Em hipótese alguma use colírios humanos em seu animal
- Não deixe pelos caídos sobre os olhos (apare ou prenda com algum acessório)
- Mantenha o ambiente sempre limpo.
Por fim, agora que você já sabe o que fazer com cachorro com olho lacrimejando, vale dar aquela passadinha no Blog da Petlove para mais dicas e informações sobre saúde canina!