Economia

Oferta de voos entre Brasil e EUA cai quase 40%

A oferta de voos entre o Brasil e os EUA, principal destino de brasileiros no exterior, caiu quase 40% nos últimos meses. A informação é da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e foi divulgada pelo site G1 ontem.

Essa redução atinge tanto voos operados por empresas brasileiras (Latam, Azul) quanto norte-americanas (American, Delta). Com o aprofundamento da crise econômica e valorização do dólar, o preço das viagens e as compras no exterior encareceram, o que levou a demanda pelas passagens cair.
As empresas aéreas brasileiras chegaram a realizar 115 voos semanais entre Brasil e EUA e, as norte-americanas, 210, de acordo com dados da Anac coletados em junho de 2015 e em abril de 2015, respectivamente.

Hoje, porém, segundo o G1, as empresas brasileiras operam 72 voos semanais entre os dois países, queda de 37,4% em relação a junho de 2015. Já as norte-americanas operam 130, redução de 38,1% em comparação com abril de 2014.

O número de cidades brasileiras atendidas por voos aos EUA também foi reduzido, de acordo com a Anac, de seis para três. As cidades que perderam a ligação aérea com o país norte-americano foram Porto Alegre, Recife e Salvador.

Segundo a Anac, somando-se o impacto do dólar com a queda da renda e do poder de compra dos brasileiros, a redução da demanda por voos “é uma consequência inevitável.”

“É importante notar que a alta do dólar não só gera impacto nos custos das empresas, mas também gera um aumento nos gastos que os passageiros teriam no exterior (hotel, alimentação, serviços etc.). Consequentemente, por mais que haja visíveis reduções nas tarifas, o preço final de uma viagem ao exterior fica majorado.”

A empresa aérea Latan já cancelou a rota  Brasília-Orlando. Já a Azul cancelou, em março, a ligação entre Belo Horizonte e Orlando, que havia começado a operar no ano passado. 

Fonte: O tempo

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26