A editora mineira Palimpsestus lançou uma campanha de financiamento coletivo para trazer ao Brasil obra inédita de bell hooks. Em Questões de Classe: O Lugar que Ocupamos, a intelectual e ativista feminista reafirma a centralidade da classe nas lutas por justiça social, argumentando que qualquer debate sobre raça e gênero se torna insuficiente quando a dimensão de classe é desconsiderada.
No título, a autora combina pesquisa acadêmica, experiência pessoal e compromisso político para oferecer reflexões profundas sobre desigualdade e solidariedade. Segundo a apresentação do projeto, o livro é um chamado urgente para resistir à captura das lutas pelo capitalismo e construir caminhos que rompam com políticas conservadoras.
O projeto da Palimpsestus contará com tradução de Larissa Bontempi e prefácio de Cida Bento, autora de O Pacto da Branquitude (Companhia das Letras). Thais Silva assina o projeto gráfico do livro que terá aproximadamente 250 páginas.
A iniciativa depende exclusivamente do apoio coletivo para se concretizar, funcionando no modelo “Tudo ou Nada”, no qual a meta precisa ser atingida para que o projeto seja viabilizado e os apoiadores recebam suas recompensas.
A campanha de financiamento coletivo oferece recompensas exclusivas aos seus apoiadores, incluindo a publicação de outra obra inédita: a coletânea Encontros com bell hooks: De que Vale o Diálogo?, organizada por Maria Carolina Casati.
O livro vai reunir ensaios de importantes pensadoras pretas brasileiras, como a própria Casati, Maria Ribeiro e Mirian Santos, que buscam dialogar com o trabalho de bell hooks a partir da realidade brasileira.
Essa publicação é uma recompensa exclusiva da campanha e não será comercializada posteriormente. Outras recompensas incluem cadernos, cartões-postais e uma bandeira.
A campanha de financiamento, que vai até 7 de novembro de 2025, tem uma meta de R$ 129,6 mil e já arrecadou mais de R$ 13 mil de 113 apoiadores. A entrega dos livros está prevista para março de 2026.