Cidades

Obra do VLT prejudica abastecimento de água

 
Diante deste cenário, o Ministério Público Estadual (MPE), que já havia aberto 23 inquéritos para apurar denúncias contra a CAB, tem agora que verificar as consequências geradas pela obra do novo modal de transporte aos moradores de Cuiabá. 
 
Em alguns casos, a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) precisa fazer pedidos de intervenção na rede de abastecimento junto à CAB, para que determinada obra de mobilidade urbana seja realizada. No mês de agosto, por exemplo, foram realizadas 96 solicitações deste tipo. 
 
O problema, contudo, é que muitas vezes existe um trabalho feito de forma irresponsável por parte das empreiteiras que realizam tais obras, ao menos é o que atesta o promotor de Justiça, Ezequiel Borges. “Além do problema do desabastecimento que é inerente ao serviço por parte da concessionária (CAB), existe essa situação adicional em algumas regiões da cidade, que estão sendo afetadas pela irresponsabilidade dessas empreiteiras que prestam serviço à Secopa”. 
 
Segundo o promotor, o consórcio VLT-Cuiabá, responsável pelas obras de implantação do modal, estaria rompendo tubulações e adutoras, e em consequência disso o abastecimento de água na cidade “que já é um problema sério, está se agravando ainda mais”, assegura. 
 
Ainda de acordo com Borges, notadamente, os problemas mais frequentes de desabastecimento têm ocorrido em regiões onde estão sendo executadas obras de implantação do VLT, como a Avenida Fernando Corrêa da Costa, a Avenida do CPA e alguns bairros na região do Coxipó. Alguns locais, por exemplo, chegam a ficar mais de 30 dias sem o abastecimento de água. 
 
O promotor alega que, por meio dos inquéritos instaurados, o MPE está realizando um levantamento – que envolve usuários de diversos bairros da Capital que reclamam dos longos períodos sem abastecimento – a fim de identificar os problemas. Ezequiel Borges explica que a CAB tem obrigação de diminuir os efeitos das interrupções e para isso o MPE buscará uma resolução, seja por meio de um acordo com a concessionária ou mesmo por uma medida judicial. 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.