Cidades

Obra de recuperação de pontos emergenciais do Córrego Mané Pinto avança

Após dois meses da retomada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), as obras de recuperação de pontos críticos do Córrego Mané Pinto, na Avenida Oito de Abril, no bairro Porto, em Cuiabá, avançam e o local começa a ganhar nova cara. O contrato para revitalização do córrego, idealizado para Copa de 2014, estava rescindido e foi restabelecido por ordem judicial.

Os trabalhos recomeçaram em junho e inicialmente estão sendo “atacados” pontos tidos como emergenciais, localizados, principalmente, nos entroncamentos das Avenidas São Sebastião e Ipiranga.

O secretário-adjunto de Obras Especiais, Isaac Nascimento Filho, explica que equipe técnica da Sinfra identificou que seria necessário, a princípio, concentrar os esforços nos serviços emergenciais porque ao menos oito pontos do córrego apresentavam risco de desabamento e ofereciam perigo à população que trafega na região.

“Detectamos desmoronamento nas paredes (talude), na parte inclinada do córrego. Para resolver o problema, primeiramente tratamos o fundo do canal e trabalhando nos taludes, com intenção de evitar novas ocorrências”, explicou ele.

Segundo a equipe técnica da Sinfra, os pontos de desmoronamento do córrego foram ocasionados pela infiltração da água da chuva, que provocou o escorregamento das placas nas paredes do córrego, deixando o aterro exposto.

“A medida que aumentaram as chuvas as placas foram levadas, gerando a erosão na margem da via”, relatou o engenheiro Adelmo Barros, que integra a superintendência de Gestão de Obras Especiais da Sinfra.

Para resolver a situação, foi realizada a reestruturação do fundo do canal do Córrego Mané Pinto, com a utilização dos chamados colchões reno, estruturas drenantes feitas com gabiões, e ainda a recomposição das paredes, com uso da mesma técnica, visando a proteção e a estabilização da margem.

“Por cima desses colchões é colocada ainda uma camada de concreto e é realizado, posteriormente, o acabamento. Com esse serviço, não haverá mais desmoronamento nesses pontos”, garantiu o engenheiro.

O superintende de Gestão de Obras Especiais, Edson Nivaldo Brasil de Oliveira, destacou que os serviços estão bastante avançados e que o trabalho vem sendo acompanhado de perto pela equipe de engenharia com a ajuda também de programas de alta tecnologia que possibilitam a visualização do canteiro de obras de forma real na tela do computador. “Dessa forma podemos fazer o antes e o depois, e comparar o quanto avançou”, revelou.

Obra retomada

A revitalização do Córrego Mané Pinto, na Avenida Oito de Abril, é uma obra de 2012, lançada visando a melhoria da região do bairro do Porto para a Copa de 2014, na qual Cuiabá foi uma das sedes. Até 2019, 67,3% dos serviços previstos em projeto haviam sido concluídos.

No ano de 2018, o contrato com construtora responsável da obra acabou sendo rescindido pelo não cumprimento do cronograma de execução. Porém, este ano, por decisão judicial, o rompimento foi suspenso e a construtora reassumiu os trabalhos. A ordem de reinício dos serviços foi emitida à empresa dia 5 de junho de 2019 e as atividades seguem no canteiro de obras.

Conforme o superintendente de Gestão de Obras Especiais, Edson Brasil, quase 70% da obra já havia sido concluída até 2014 com destaque para pavimentação da Avenida Oito de Abril e também toda a parte de instalação do tronco coletor de esgoto, que possibilitará que os dejetos não sejam mais jogados no córrego.

“O que falta fazer agora da obra como um todo é a revitalização do córrego, a adequação de todas as rotatórias ao longo da via, bem como a urbanização e a interligação dos ramais de esgoto que caem hoje no canal. Após a conclusão da obra, será uma mudança grande na região, inclusive o odor existente agora praticamente vai acabar”, avaliou ele, dizendo que o esgoto uma vez jogado no tronco coletor será levado para estação de tratamento no bairro Dom Aquino, deixando de ficar a céu aberto.

Cronograma

Pela ordem de reinício de serviço, publicada no Diário Oficial, a obra completa de revitalização do Córrego Mané Pinto é de 15 meses, com cronograma até o final do segundo semestre de 2020. “O projeto já foi refeito e definido. Essa é uma obra que veio agora para seguir e ser concluída”, afirmou o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, dizendo que todos os esforços da pasta são nesse sentido.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.