Entenda os fatores que fazem as lacraias invadirem banheiros e descubra medidas eficazes para mantê‑las fora de casa
Encontrar uma lacraia no banheiro de casa ou em qualquer outro cômodo pode causar um bom susto, e com razão. Além da aparência nada amigável, esse animal pode representar um risco, principalmente em casas com crianças pequenas ou pets.
Esses animais costumam surgir quando o ambiente oferece tudo o que precisam: umidade, escuridão e alimento, como baratas, aranhas e outros insetos.
o que significa ter lacraias no banheiro de casa
A presença de lacraias normalmente está ligada a três fatores principais:
- Umidade: preferem lugares úmidos e escuros, como banheiros, ralos, porões e caixas de gordura;
- Alimento: por serem predadoras, se alimentam de insetos como baratas e aranhas. Quando existem lacraias, pode haver também outras pragas que servem de alimento;
- Entradas desprotegidas: pequenas aberturas em paredes, rodapés, janelas e pisos facilitam o acesso desses animais.
Riscos e sintomas da picada de uma lacraia
A picada de uma lacraia causa dor intensa, inchaço e vermelhidão, mas não são fatais Foto: Canva/ND Mais
Segundo o site BioConser, a picada de uma lacraia causa dor intensa, inchaço e vermelhidão, podendo evoluir para febres, calafrios, tremores, suores e náuseas em casos de acidentes, especialmente em crianças e animais de estimação.
Apesar de não serem fatais, as lacraias podem causar infecções bacterianas devido ao local em que vivem. Além disso, ela ainda pode causar uma reação alérgica grave, que exige atendimento médico imediato.
O que fazer após uma picada de lacraia?
A picada de uma lacraia é muito dolorida, mas seu veneno não apresenta muitos perigos para os seres humanos. Apesar disso, é recomendável buscar atendimento médico para evitar complicações.
Um profissional de saúde poderá avaliar o ferimento e indicar o melhor tratamento. No entanto, as melhores medidas em casos de picadas de lacraia são:
- Lavar a área afetada com água corrente e sabão neutro;
- Evitar passar álcool no local e não utilizar medicações caseiras;
- Procurar atendimento médico.
Como evitar lacraias em casa
Veja maneiras de evitar a presença das lacraias na sua casaFoto: Canva/ND Mais
Para evitar a presença desses “visitantes indesejados”, adote esses quatro hábitos:
- Mantenha o ambiente sempre seco: limpe os ralos com frequência, evite o acúmulo de umidade em banheiros e áreas de serviço e, se possível, use desumidificadores em locais mais fechados;
- Feche todas as possíveis entradas: vede rachaduras, buracos e frestas nas paredes e pisos, e mantenha os ralos bem tampados para impedir que os insetos entrem;
- Elimine outras pragas: como as lacraias se alimentam de baratas e aranhas, o controle desses insetos ajuda a afastá-las naturalmente;
- Organize o ambiente: evite deixar entulhos, pilhas de madeira ou objetos parados em locais úmidos e escuros, que servem de abrigo para esses animais.
Por Lídia Gabriella
Foto Capa: Imagem gerada por IA/ND Mais
Fonte: https://ndmais.com.br


