Tem pai e mãe de pet que perdem os cabelos de tanto se preocuparem com o cachorro e ficar correndo atrás dele com medo que o pet coma aquilo que não deve, em especial as meias, que é um dos objetos preferidos dos caninos.
A cena cômica do cachorro zanzando pela casa com uma meia na boca pode virar algo perigoso se ele encarar a pequena peça como algo comestível. Então, caso você tenha um cachorro em casa, não permita que ele tenha acesso livre a meias, outras peças de roupa ou qualquer outro objeto que ele possa roer ou engolir.
E, se por algum descuido o cachorro engolir uma meia, siga nossas dicas abaixo para preservar a saúde do bichinho.
Alô, doutor?
Não tem muito o que pensar, se você vir o seu cachorro engolindo uma meia ou um pedaço dela, peça ajuda de um médico veterinário urgentemente. Mesmo o cão regurgite o item, existe a possibilidade de algum pedaço do pano ter ido parar na barriga do animal e depois ficar preso no estômago. Em casos mais extremos, nos quais a meia obstrui a via respiratória do cachorro, é necessário prestar os primeiros socorros para desengasgar o pet.
Deixe que o doutor(a) faça as devidas avaliações e exames para ter certeza que o seu filho de quatro patas não corre nenhum perigo. Ao menos que você tenha visto o animal pegar a meia e tenha conseguido tirar da boca dele o acessório antes de acontecer qualquer acidente, esta é a escolha mais segura que você pode fazer.
Não sei se meu cachorro engoliu a meia
Se uma meia ficou sem par e o seu cachorro apresenta certo desconforto gastrointestinal ou uma tosse insistente, você já tem motivos suficientes para “incriminar” o peludinho e chamar um médico veterinário.
Especialmente os cachorros de pequeno porte, que têm a passagem da garganta mais estreita, o risco de ficar sufocado com algo que ficou parado na garganta é muito alto. E mesmo que o cão não apresente desconforto, se você suspeitar que ele engoliu uma meia ou qualquer objeto que não deveria, o melhor a se fazer é procurar ajuda profissional por precaução.
Lembre-se dos inúmeros casos de pais e mães de pets que foram surpreendidos com resultados de raio-x ou de endoscopia que revelaram as peraltices de seus pets. Não ficar com a pulga atrás da orelha te garante mais tranquilidade e também evita que o cachorro sofra futuramente com problemas de saúde mais graves ou episódios recorrentes de vômitos.
Em cães de porte grande, um pedaço de meia ingerido pode não causar grandes problemas, sendo eliminado naturalmente depois de algum tempo. Porém, caso o cachorro apresente algum sinal de mal-estar ou você perceba que a meia não foi expelida junto com as fezes, melhor então abreviar a próxima consulta pela preservação da saúde do bichinho.