O autor americano Scott Frederick Turow é um escritor e advogado que já escreveu treze livros, sendo onze deles de ficção, com tradução para mais de 40 idiomas, tendo vendido mais de 30 milhões de exemplares no mundo, com várias adaptações para o cinema e a televisão. Escreve ensaios e artigos de opinião para publicações como o New York Times, o Washington Post, a Vanity Fair, o The New Yorker, a Playboy e o The Atlantic.
Scott Turow foi Procurador-Geral Adjunto em Chicago, ocupando esse cargo até 1986, onde participou de diversas investigações criminais, principalmente em casos de corrupção, bem como foi presidente do Authors Guild (associação de escritores dos Estados Unidos), entre 1997 e 1998. De 1997 a 1998, Turow foi membro da Comissão de Nomeações do Senado dos EUA para o Distrito Norte de Illinois, que recomenda nomeações judiciais federais.
Scott Turow escreveu o livro sobre seu primeiro ano na faculdade de direito. O título traduzido para o português é “O Primeiro Ano – Como se faz um Advogado” e é muito útil e excelente leitura para quem tem curiosidade em saber como funciona o primeiro ano da Faculdade de Direito da Harvard.
Na obra o autor explica como foi a sua própria experiência e coloca seu ponto de vista sobre o ensino jurídico em uma das faculdades mais conceituadas do mundo. Para quem não sabe, o curso de direito nos Estados Unidos pode ser concluído em três anos e vale a pena repensar a partir de uma outra estrutura como é a formação do advogado em outros países.
O Primeiro Ano – Como se Faz um Advogado é um livro autobiográfico onde Scott Turow narra os rituais, angústias e desafios que marcaram a formação na Faculdade de Direito de Harvard. O livro se tornou um best-seller e é considerado uma bíblia para futuros advogados, fazendo denúncia de problemas surpreendentes no sistema de educação jurídica de uma das mais antigas e prestigiadas escolas de direito do mundo.
O Primeiro Ano – Como se faz um advogado
Scott Turow
Editora Record: São Paulo, 1977