Dica da Academia

O positivismo jurídico

Noberto Bobbio se formou em filosofia e direito, além de jornalista, e professor emérito das universidades de Turim, Paris, Buenos Aires, Madri e Bolonha, sendo considerado um máitre-à-penser (mestre do pensamento) pelo jornal francês Le Monde, colocando-o no mesmo patamar de Raymond Aron e Jean-Paul Sartre.

Bobbio publicou mais de 20 obras, sendo um apaixonado pela teoria política e direitos individuais como referência no debate político e intelectual do seu tempo. No ano de 1984 foi nomeado senador vitalício da Itália pelo então presidente Sandro Pertini e faleceu em 2004 aos 95 anos de idade.

Uma de suas frases mais impactantes é “cada vez sabemos menos” e esse autor apaixonado por teoria política e direitos individuais nos brinda com lições compiladas pelo doutor Nello Morra para o ensino universitário da Filosofia do Direito e da Teoria Geral do Direito, constituindo um riquíssimo instrumento na formação dos estudantes, dada a permanência imutável dos pilares fundamentais que sustentam o debate sobre o positivismo jurídico.

Neste livro “O positivismo jurídico” se explicitam do modo mais nítido as razões pelas quais o positivismo se tornou o paradigma do pensamento jurídico compartilhado por tantos juristas e nele não se deve buscar a mera dimensão da informação, mas a capacidade de formação intelectual e moral que só poucos e raros mestres são capazes de ofertar aos seus alunos.

O positivismo jurídico: lições de filosofia do direito

Norberto Bobbio. Compilação Nello Mora. Tradução de Luiz Sérgio Henriques

São Paulo: Edipro, 2022

Antonio Horácio da Silva Neto

About Author

Antonio Horácio da Silva Neto é juiz de direito do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e presidente da Academia Mato-grossense de Magistrados. Colaborador especial do Circuito Mato Grosso desde 2015.