Mix diário

‘O Perigo de Estar Lúcida’: sobre o que é o livro que Odete Roitman lê em ‘Vale Tudo’

No último sábado, 6, Odete Roitman, personagem vivida por Débora Bloch na reprise de Vale Tudo, apareceu lendo o livro O Perigo de Estar Lúcida, da jornalista e ficcionista espanhola Rosa Montero, um dos destaques da última Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Na cena, Odete aparece lendo o livro, quando é distraída por César Ribeiro (Cauã Reymond).

A reação do público foi imediata. O livro publicado no Brasil pela editora Todavia, com tradução de Mariana Sanchez, alcançou o topo da lista dos mais vendidos em Literatura Europeia na Amazon. Na manhã desta segunda-feira, o livro figurava na posição de número 71 do ranking geral.

Em O Perigo de Estar Lúcida, a escritora mescla ensaio e ficção para entender melhor as conexões entre o criar e a loucura. O livro é resultado de um estudo sobre as ligações entre criatividade e instabilidade mental que Montero fez tendo como base a sua própria experiência pessoal e na leitura de inúmeros livros sobre psicologia, neurociência, literatura e memória de grandes escritores.

No volume, a espanhola compartilha curiosidades surpreendentes sobre como nosso cérebro funciona na hora de criar, decompondo todos os aspectos que influenciam a criação e reunindo-os diante dos olhos do leitor enquanto escreve.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve