Circuito Pet

O exame de ultrassonografia pode salvar a vida do seu pet!

Olá pessoAU!

Você leva seu animal de estimação ao veterinário regularmente? Leva para fazer exames? Você sabia que um exame pode salvar a vida ou dar melhor qualidade de vida para o seu animal por muito mais tempo?

Muita gente acha isto uma bobagem, mas graças à Deus vejo que a conscientização sobre a prevenção na saúde animal está mudando e isto é muito importante.

Hoje bati um papo legal com a médica veterinária Drª Wenitha Martins Câmara que é Ultrassonografista e realiza o serviço de ultrassonografia móvel em clínicas, pet shops e hospitais veterinários. É também responsável pelos meus exames de ultrassonografia que realizo anualmente, ou sempre que necessário.

Drª Wenitha é formada pela Universidade Estadual do Norte Fluminense – RJ (UENF – RJ), especialista em Clínica médica e cirúrgica de pequenos animais pelo Instituto Qualittas de Belo Horizonte, Ultrassonografista pelo Instituto Veterinário de Imagens e pela Faculdade Inbrapec ambas de São Paulo. Pós-graduada em ultrassonografia pela Famesp/SP e ultrassonografista na empresa VetScanner da Unidade Cuiabá/MT.

Drª Wenitha Martins Câmara é Ultrassonografista e realiza o serviço de ultrassonografia móvel em clínicas, pet shops e hospitais veterinários

Drª Wenitha explica que o exame de ultrassom de abdome total em cães e gatos permite uma avaliação detalhada e a identificação de possíveis alterações podendo ser realizada bem no início da vida do animal, não existindo nenhuma contraindicação para este tipo de procedimento/exame.

Após os resultados de exames, havendo alterações clínicas e laboratoriais, o médico veterinário pode solicitar o exame de ultrassom com intuito de auxiliar na conclusão precisa do diagnóstico.

 Após realização do diagnóstico, no decorrer do tratamento, é indispensável o acompanhamento ultrassonográfico, a periodicidade dos exames fica a critério do médico veterinário responsável pelo paciente e varia bastante de acordo com a alteração clínica/ultrassonográfica de cada caso.

O ultrassom de abdome total é um exame que pode salvar a vida do seu animal, principalmente se for feito de forma preventiva.

Em pacientes acima dos 7 anos de idade, é imprescindível a realização de exame de ultrassom anualmente pois a partir desta idade aumenta muito a predisposição para o surgimento de alterações como tumores, patologias em órgãos como rins, pâncreas, vesícula biliar e fígado e em glândulas como as adrenais. Exames preventivos são fundamentais para a longevidade de seu animal e a inclusão do exame de ultrassonografia é de suma importância para conclusão de diagnósticos.

A partir do exame de ultrassonografia é possível detectar alterações patológicas e/ou congênitas na arquitetura, morfologia, ecogenicidade e ecotextura de órgãos e glândulas, todas as deformidades que modifiquem o padrão ultrassonográfico normal do órgão são passíveis de identificação através do exame de ultrassonografia.

O exame ultrassonográfico abdominal, por exemplo, compreende a varredura completa da cavidade abdominal, avaliando todos os sistemas e seus órgãos, glândulas, linfonodos e as gorduras do abdome profundo, qualquer alteração na estrutura destes é prontamente identificada por um ultrassonografista apto.

O acompanhamento médico veterinário da paciente gestante possui como objetivo prezar pela saúde da gestante e dos bebês, compreende a realização de exames, entre eles, a ultrassonografia é um dos principais exames a ser realizado. Sem efeitos que causem danos a saúde dos bebês ou da gestante, a ultrassonografia é um método confiável para o diagnóstico da gestação, e indispensável na monitoração do desenvolvimento embrionário e fetal.

O primeiro indicador confiável de gestação é a detecção das bolsas gestacionais, que aparecem como pequenos “círculos pretos” (vesículas anecogênicas) com paredes finas no interior do útero. O embrião pode ser distinguido aos 21 dias nas cadelas e aos 16 a 18 dias nas gatas. O 30º dia de gestação é marcado pela confirmação da gestação, não existindo mais a possibilidade de absorção embrionária, a partir dessa fase que se visibiliza a diferenciação dos órgãos, crescimento e maturidade de cada feto. Por meio da ultrassonografia gestacional é que se conhecerão os batimentos cardíacos dos fetos e suas possíveis alterações.

Paciente da raça Pitbull com metástase. Após cirurgia fa
acompanhamento com exames de ultrassom

Após 45 dias de gestação é possível a realização da sexagem fetal em cadelas, assim como em humanos, os fetos precisam estar bem posicionados, na forma adequada a permitir tal especificação. Apesar do exame ultrassonográfico não ser o exame de escolha para contagem dos fetos esse recurso é muito eficiente na presença de até 6 fetos.  

É necessário mesmo raspar o pêlo do animal para fazer o ultrassom? Para a Drª Wenitha, a tricotomia se resume na retirada dos pêlos com lâmina, através da máquina de tosa, e frequentemente é realizada antes da avaliação ultrassonográfica, sendo uma técnica indispensável para realização do exame em algumas raças, como por exemplo, Pastor Alemão, Rottweiler e Golden Retriever, que possuem tórax e abdome profundos e espessa camada de gordura abdominal, fatores que somadas a grande quantidade de pêlo e sub pêlo dificultam a passagem dos feixes sonoros e resultam em uma imagem de baixa qualidade, podendo dificultar o diagnóstico.

Entretanto raças de pequeno porte como Pinscher, Poodle toy, Chihuahua além de terem pequena profundidade abdominal possuem uma delgada camada de gordura que não interfere na qualidade do exame, caso a tricotomia não seja realizada.

A raça Spitz Alemão se enquadra no grupo de raças de pequeno porte, mas que possuem pêlo e sub pêlo e estes são densos, porém é notório e relatado que nessa raça a alopecia pode ser desencadeada pela tricotomia, diante desse fato, médicos veterinários ultrassonografistas da equipe VetScanner  tem como conduta, exceto em casos específicos, a realização dos exames de ultrassonografia nesses pacientes o uso do álcool 70 aliado ao gel condutor, evitando dessa forma a realização da tricotomia. Os aparelhos de ultrassom que utilizamos nos permitem o uso desta técnica, não colocando em risco a eficácia do exame.

Viu só? Vamos nos prevenir? Procure e converse com o seu veterinário de confiança! Como sempre digo, check-up é prevenção, é vida!

Lambeijokas do Ploc!

 

Contato:

Drª Wenitha Martins Câmara – CRMV/MT 13.761

Telefone: (65) 99906-6900

Instagram: @wenithacamara @vetscanner_ultrassonografia

e-mail: wenitha@gmail.com  vetscanner.diagnostico@gmail.com

 

Siga o Ploc no Instagram!

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar