O sagrado e o profano, a realeza e o popular, a diversidade e a singularidade são elementos apresentados pelo pesquisador e historiador João Carlos Vicente Ferreira no livro “Divino Espírito Santo”, que será lançado neste domingo (15), no Hotel Fazenda Mato Grosso, a partir das 11h. Em uma viagem bibliográfica, o autor buscou desde a antiguidade de seus cultos em terras de Portugal, brasileiras e de Mato Grosso, sob todos os pontos de vista.
É a tradição da celebração do Divino Espírito Santo, que todos os anos, mobiliza milhões de fiéis e devotos ao redor do mundo. Onde neste livro foi compensado com datas, fatos e informações que contribuem para compreender um pouco mais a fé das pessoas na Terceira Pessoa da Santíssima Trindade.
João Carlos busca sintetizar os relatos históricos em torno desta emblemática figura religiosa. Tão misteriosa quanto votiva, desperta o interesse pela fé, muitas vezes perdida ou nunca encontrada.
É um trabalho inconcluso, observa o autor, onde o tempo vai permitir uma nova edição, pois o tema é intrigante, necessário e agarrativo. Foram seis meses de pesquisa e produção.
Pelo fato de ser tão instigante e necessário explorar mais as informações do Divino Espírito Santo, o leitor vai achar neste livro a figura do Joaquim de Fiori, que é um religioso que dividiu o mundo em três épocas: a era do Pai, com o Velho Testamento, do Filho, com o Novo Testamento e do Espírito, que é a vivida nos dias atuais.
“Então é um período em que a espiritualidade está aflorando cada vez mais. Então nós vivemos o período do Divino Espírito Santo. Então isso aqui é apenas um começo da exploração que está contida neste livro. Com uma linguagem simples, objetiva, com muitas ilustrações para que as pessoas se sintam estimuladas a ler e a também compreender”, explica o escritor.
No lançamento do livro “Divino Espírito Santo – Um pequeno passeio por sua remota história até o culto e festejos matogrossenses em seu louvor” a venda já estará disponível no local e autografado pelo autor. Parte da renda da venda do livro será destinada para os festejos do Divino em Cuiabá.
O Hotel Fazenda Mato Grosso estará servindo, junto com os festeiros, um almoço nos motes do Divino, tal como acontece nas festas tradicionais. A entrada para o lançamento do livro é gratuita.
(Assessoria)