Vamos deixar logo de lado os “entretantos” e passar aos “finalmente”, para informar ao leitor do Circuito Mato Grosso que estiver passando por São Paulo neste mês de julho de 2023, que a peça "O Bem-Amado musicado", dirigido por Ricardo Grasson e com produção de Rodrigo Velloni, reestreou no teatro FAAP em Higienópolis. O espetáculo fica em cartaz até dia 30 de julho.
A obra escrita por Dias Gomes para teatro em 1962 foi adaptada para telenovela feita pela TV Globo em 1973. E a peça agora encenada no teatro FAAP é uma celebração ao centenário do autor com versão musicada por Zeca Baleiro e Newton Moreno, que já ganhou o Prêmio Arcanjo de Cultura (destaque em teatro) e o Prêmio DID (destaque em direção), além de ser consagrado no palco do Teatro Guaíra durante o último Festival de Curitiba.
A montagem traz como pano de fundo a política brasileira, colocando uma pitada de muito humor, mas com uma crítica firme sobre as distorções do nosso sistema ao escolher os governantes. O ator Cassio Scapin está fantástico como o político Odorico Paraguaçu acompanhado do excelente elenco que tem Eduardo Semerjian, Paulo de Pontes, Luciana Ramanzini, Kátia Daher, Lola Fanucchi, Ando Camargo, Magno Argolo, Heitor Garcia, Dan Maia, Roquildes Júnior, Bruno Menegatti e Daniel Warschauer.
É uma comédia que satiriza o cotidiano da cidade fictícia de sucupira, encrustada no litoral baiano onde vive o político corrupto e demagogo Odorico Paraguaçu. A trama acontece em torno da construção de um cemitério já que os moradores precisam enterrar seus mortos em municípios vizinhos distantes. Lógico que Odorico se aproveita dessa situação e é eleito prefeito com o slogan “vote em um homem sério e ganhe um cemitério”. Mas ninguém morre na cidade e o cemitério fica na pendência de ser inaugurado até o grande desfecho final da encenação.
Serviço
O Bem-amado musicado
- Quando: de 3 de junho a 30 de julho; às sextas e aos sábados, às 20h, e aos domingos, às 18h
- Onde: teatro FAAP, rua alagoas, 903, Higienópolis, São Paulo/SP
- Quanto: R$ 80 (inteira), R$ 40 (meia-entrada)
- Classificação etária: 12 anos