Dica da Academia

O andar do bêbado: como o acaso determina nossas vidas

Best seller e livro notável do New York Times, “O andar do bêbado” é de autoria de Leonardo Mlodinow, um doutor em física pela Universidade da Califórnia, Berkeley. Mlodinow foi professor no Instituto de Tecnologia da Califórnia e pesquisador no Instituto Max Planck de Munique, Alemanha., com textos escritos para a televisão como colaborador de séries famosas como Macgyver e Jornada nas Estrelas: a nova geração.

Analisando casos emblemáticos como teorias matemáticas e as histórias de vida de homens e mulheres que ajudaram a cria-las, Mlodinow constrói sua narrativa de forma ágil e original, conseguindo entremear nomes como de Cardano, Pascal, Madonna, Bille Gates e Stephen King.

Não se trata apenas de uma visão geral sobre o aleatório, sorte e probabilidade influenciando acontecimentos, mas uma forma de ver o mundo de nova maneira, lembrando que muitas coisas nas vidas das pessoas são tão previsíveis quanto o passo de um bêbado depois de uma noitada regada a muito álcool.

À título de curiosidade para confirmar a aleatoriedade, sorte e probalidade, vale registrar  que Mlodinow , por puro acaso, estava no World Trade Center no momento dos ataques terroristas de 11 de setembro e, também por puro acaso, sobreviveu conseguindo sair do prédio antes do colapso final.

Ao leitor se espera que o livro traga a expectativa de lhe conduzir para as certezas incertas da vida, com pelo menos uma interpretação racional do acaso.

O andar do bêbado: como o acaso determina nossas vidas. Autor Leonardo Mlodinow. Editora Zahar.

Antonio Horácio da Silva Neto

About Author

Antonio Horácio da Silva Neto é juiz de direito do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e presidente da Academia Mato-grossense de Magistrados. Colaborador especial do Circuito Mato Grosso desde 2015.