Cultura

​​​​​​​Novo documentário de Luiz Marchetti conta a trajetória do Instituto Ciranda

Uma incursão pelos 15 anos do Instituto Ciranda – Música e Cidadania. Dirigido por Luiz Marchetti, o documentário “A Ciranda e o Tempo” estreia nesta quinta-feira (01), às 20h no Cine Teatro Cuiabá, com entrada franca.

Dinâmico, com 20 minutos de duração, o trabalho retrata o cotidiano da escola de música social e seus vários polos de ensino espalhados por Mato Grosso. 

Com fotografia autoral, o inquieto cineasta cuiabano e sua equipe acompanham o maestro Murilo Alves e seus muitos jovens estudantes em aventuras musicais e histórias de vida transformadas pela música.

“Um retrato profundo do trabalho realizado pelo Instituto Ciranda que destaca a música como grande protagonista desse processo educacional que traz vivências e proporciona reflexões, resultando, acima de tudo, em transformação social”, comemora o presidente do Instituto Ciranda, Murilo Alves.

O olhar sensível de Luiz Marchetti chega aos vilarejos, distritos e cidades que abrigam polos de ensino do Instituto Ciranda. “A peripécia começa com uma questão de audiovisual. É possível resumir em 20 minutos um retrato de 15 anos do ensino musical como ferramenta cidadã? As questões aqui vão além da publicidade. É um desdobramento entre arte contemporânea e esse formato audiovisual no cenário atual”, adianta Marchetti.

João Carro e Água Fria

No ano em que o Instituto Ciranda celebra seu 15° aniversário, com polos de ensino em Cuiabá (bairros Boa Esperança e Dr. Fábio), Campo Verde e Várzea Grande (Cristo Rei), Rondonópolis e Poconé o Ciranda consolida seu programa de expansão com duas novas escolas nas comunidades de João Carro e Água Fria. Os jovens desses dois distritos de Chapada dos Guimarães vêm à Cuiabá no mesmo dia 01 de novembro, para uma apresentação especial no Espaço CDL, às 15h. Depois os estudantes de música seguem para o Cine Teatro Cuiabá para a estreia do documentário. O concerto à tarde também tem entrada franca.

Em 2018 o Ciranda passou a atender mais de 500 jovens estudantes de música em importantes regiões de Mato Grosso. Desde sua criação, fevereiro de 2003, a instituição vem, ano após ano, transformando vidas ao tempo em que forma novas plateias, novos instrumentistas, professores e cidadãos.

“São milhares de crianças, adolescentes e jovens que nesses 15 anos têm acessado o ensino gratuito de música em Mato Grosso, milhares de famílias impactadas por um programa de ensino musical”, conclui Murilo Alves.

 

A Ciranda E O Tempo

DOC- Luiz Marchetti 20min, 2018

Trilha sonora: ORQUESTRA SINFONICA JOVENS DE MATO GROSSO

Realização  INSTITUTO CIRANDA MUSICA E CIDADANIA

Ano de Produção: 2018

Estado/País de produção: Mato Grosso/ Brasil

Duração: 20 min

Direção: Luiz Marchetti

Produção: CALM CENTRO AUDIO VISUAL LUIZ MARCHETTI

Produção executiva: DANIELA ARANTES

Edição, correção de cor e Montagem: Jessica Ribeiro

Operação de câmera/Fotografia: Luiz Marchetti, Juliana Segovia, Junior Kawano

Roteiro: Luiz Marchetti

Edição, correção de cor e Montagem: Jessica Ribeiro

Som: Amanda Lima

 

SERVIÇO

Estreia do documentário "A Ciranda e o Tempo”

01 de novembro às 20h

Cine Teatro Cuiabá

Entrada Franca

Luiz Marchetti (65) 98131 4145

Maestro Murilo Alves (65) 99920 0809

Instituto Ciranda (65) 3623 1239

 

Concerto Ciranda João Carro e Água Fria

01 de novembro às 15h

Espeço CDL

Entrada franca

Instituto Ciranda (65) 3623 1239  

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e