Com 17 mil metros quadrados de câmara fria, o novo armazém na Rodovia dos Imigrantes em Cuiabá vai receber aproximadamente 50 mil toneladas de sementes por ano e distribuir em todo Estado. O local irá gerar por volta de 200 novos empregos diretos e indiretos.
Essa unidade irá armazenar um milhão e meio de sacas de sementes de soja e milho por mês a serem recebidos de vários estados do Brasil e distribuídos aos produtores de Mato Grosso. O armazém começará a funcionar no próximo dia 15 de março, de acordo com o diretor do segmento Comfrio Agro, Fábio Badaró.
“Será um momento impar para Mato Grosso. O recebimento das sementes em Cuiabá vai agilizar o processo de distribuição e plantio. O desafio será manter a excelência da qualidade do produto para que chegue em perfeitas condições. Por conta disso utilizamos a melhor tecnologia para controlar a umidade e a temperatura do ambiente para o armazenamento das sementes. As sementes estão vivas e requerem cuidado absoluto”, disse Badaró.
Foram investidos cerca de 42 milhões de reais na construção do novo armazém. Os investidores, participantes de um grande fundo de investimentos, foram conhecer o espaço na última quarta-feira (03), momento em que o vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa os recebeu, pois o prefeito Emanuel Pinheiro estava ausente em importante compromisso em Brasília.
“Este é um momento muito importante para a cidade de Cuiabá. A economia gerada aqui beneficiará o município pela criação de empregos, acolhimento de imposto e a geração de riqueza. A capital deve liderar o processo de distribuição de sementes e se tornar referência no gerenciamento da produção de agricultura no Mato Grosso”, explicou Stopa.
O proprietário da construtora BDR, Rafael Balizardo entregou toda a obra em apenas 130 dias. “Contamos com 150 colaboradores, um plano de construção bastante elaborado e técnicas de construção avançadas, o que nos permitiu realizar a obra com essa rapidez. Não é nada simples construir um armazém de sementes, ele requer cuidado absoluto, pois qualquer problema pode comprometer a qualidade das sementes”, afirmou Balizardo.
De acordo com o consultor tributário, Marco Aurélio Coelho, o trabalho da assessoria tributária é essencial para que estes tipos de projetos deem certo. “A assessoria tributária entra como uma facilitadora para as empresas que não conhecem a nossa legislação local. Com profissionais que tornarão mais segura toda a movimentação, desde o licenciamento da obra até a licença de operação do devido empreendimento”, disse Coelho.