Olá pessoAU! O mês de novembro é marcado pelo movimento de conscientização a respeito de doenças que afetam a saúde do homem, mais conhecido como Novembro Azul. As campanhas sempre dão mais ênfase na prevenção do câncer de próstata, e a chamam a importância dos exames de rotina. Não apenas os homens precisam passar por exames preventivos, isso porque esse tipo de câncer também se desenvolve nos animais domésticos, a incidência de malignidade é relativamente baixa, mas a prevenção sempre é importante, levando em conta que a estatística se torna um dado banal quando consideramos nossos pets como indivíduos únicos que amamos.
Para isto fui conversar com a Ultrassonografista Médica Veterinária Drª Wenitha Martins Câmara. Para quem acompanha a minha coluna, já a conhece.
Drª Wenitha esclarece que a incidência neste tipo de câncer é maior em cães do que em gatos, principalmente cães de grande porte. Normalmente, os sintomas começam a surgir nos pets entre 6 e 12 anos. Quando os animais não são castrados, a próstata pode sofrer modificações por conta dos hormônios reprodutivos que com a idade podem agir de forma irregular, estimulando a próstata a sofrer um aumento importante de tamanho e modificações em sua textura, podendo aparecer cistos, o que chamamos de hiperplasia prostática benigna ou cística, que apesar da não malignidade acarreta transtornos a vida nossos cães como dificuldade para urinar, para se sustentar sobre os membros posteriores, perda de peso, infecções, presença de sangue ou pus na urina, hérnia perianais por dificuldade em defecar, sendo essa última solucionada somente através de cirurgia.
A única maneira de prevenir a hiperplasia prostática cística ou benigna é a castração. Porém, castrar o animal não significa que ele estará livre de desenvolver o câncer. A castração somente vai evitar a hiperplasia prostática, mas não o câncer. O estímulo hormonal nada tem a ver com a doença, diferentemente do que ocorre no câncer de mama das cadelas, que quando castradas precocemente, tem uma chance bem menor para desenvolver a doença. Castrar o cão macho não significa que ele estará livre de desenvolver o câncer. Não são todos os tumores que são hormônios dependentes, ou seja, nem todos apresentam correlação com o fato do animal ser castrado ou não. O que se observa é que animais castrados apresentam menos complicações de próstata, sejam estas tumorais ou não, esclarece a médica veterinária.
Por estes motivos, a principal recomendação da campanha NOVEMBRO AZUL PET é a PREVENÇÃO, são necessárias visitas regulares ao médico veterinário para identificação precoce de qualquer alteração, pacientes com 6 anos ou mais devem fazer exames preventivos regularmente. O toque retal para palpação da próstata é um método muito simples, feito durante a consulta e muito eficaz na triagem do diagnóstico, a ultrassonografia abdominal em cães é a primeira escolha como exame de avaliação.
Através da ultrassonografia abdominal, um método rápido, indolor, que não há necessidade de sedação do paciente, nem lhe oferece riscos ou efeitos colaterais, é possível avaliar perfeitamente a próstata, evidenciar possíveis cistos, mensurar o tamanho e conjecturar indícios de malignidade nas alterações. Sempre que observar quaisquer um dos sintomas relacionados á cima, ou se o seu pet já tem 6 anos de idade ou mais, o ideal é procurar uma avaliação médica veterinária com a realização do exame de ultrassonografia abdominal, aproveite o apelo da campanha e realize o checkup do seu pet, prevenir é sempre a melhor opção, finaliza Drª Wenitha.
Viu só? Que tal você ter um dedo de prosa com o seu médico veterinário?
Prevenção é saúde, é vida!
Lambeijokas do Ploc!
Seguir Contato:
Drª Wenitha Martins Câmara – CRMV/MT 13.761
Telefone: (65) 99906-6900
Instagram: @wenithacamara @vetscanner_ultrassonografia
e-mail: wenitha@gmail.com vetscanner.diagnostico@gmail.com
Instagram: @plocauau