Está prevista para esta terça-feira (12) a exibição de uma cena de sexo gay na novela das 23h "Liberdade, Liberdade". A cena, que será protagonizada por Tolentino, personagem de Ricardo Pereira, e André, interpretado por Caio Blat, seria a primeira cena de sexo entre dois homens da teledramaturgia brasileira. Até então, as novelas tiveram cenas de beijos gays e já deram o que falar.
O primeiro selinho gay das novelas brasileiras aconteceu em 2003, na trama da Globo "Mulheres Apaixonadas" e foi protagonizado por duas mulheres. As personagens Clara, vivida por Paula Picarelli, e Rafaela, personagem de Alinne Moraes, interpretavam uma peça de Romeu e Julieta, e deram um selinho a final. O planejado era ser um beijo real, mas, no fim, ele não foi aprovado.
Em "América", de 2005, o último capítulo teria um beijo entre Junior, Bruno Gagliasso, e Zeca, Erom Cordeiro. Mas tudo acabou em uma cena de "não-beijo". O que seria o primeiro beijo entre dois homens da teledramaturgia brasileira chegou a ser filmado, mas foi vetado na exibição do capítulo.
Depois do veto em "América", e de seis anos de hiato em novelas, o primeiro beijo real protagonizado por duas pessoas do mesmo sexo foi exibido em 2011, no SBT, na produção "Amor e Revolução". As personagens de Marcela, vivida por Luciana Vendramini, e Mariana, interpretada por Gisele Tigre, deram um beijão típico de novela.
Três anos após o primeiro passo do SBT, foi a vez da Globo exibir seu primeiro beijo gay, em 2014. Nesse caso, o beijo foi entre dois homens: Matheus Solano, que interpretava Félix, e Thiago Fragoso, que vivia Niko em "Amor à vida". Mateus Solano ficou feliz por protagonizar a cena e disse que esse foi um grande passo para a sociedade.
Após o primeiro, parece que acabou-se o tabu com relação aos beijos entre pessoas do mesmo sexo. Em 2014, na novela que sucedeu "Amor à Vida", "Em família", foi a vez de um beijo entre mulheres ser exibido. Clara, personagem de Giovanna Antonelli, e Marina, vivida por Tainá Müller, foram as protagonistas do beijo lésbico.
A minissérie "Felizes para Sempre?", de 2015, foi a responsável pelas cenas mais quentes entre pessoas do mesmo sexo. Marília, interpretada por Maria Fernanda Cândido, e Denise ou Danny Bond, vivida por Paolla Oliveira, protagonizaram cenas de beijo e sexo lésbico que fizeram muito sucesso.
Apesar de um beijo entre mulheres ter sido exibido no ano anterior, na mesma emissora, a cena de Teresa, interpretada por Fernanda Montenegro, e Estela, vivida por Nathalia Timberg, gerou polêmica. O beijo foi ao ar na novela Babilônia, em 2015, mas foi alvo de muitos comentários preconceituosos nas redes sociais porque suas protagonistas eram idosas.
Yasmin Brunet, no papel de Stephanie, e Rhaissa Batista, como Mayra, contracenaram mais de um beijo lésbico na trama de "Verdades Secretas", novela das 23h, exibida em 2015. A telenovela ficou conhecida por seus momentos quentes, com cenas de sexo e nudez, inclusive da própria Yasmin Brunet.
Fonte: iG