Economia

Nota Fiscal Eletrônica será obrigatória a partir de julho

 
Considerando que a SEFAZ-MT não disponibilizará o programa emissor gratuito, o contribuinte deve desenvolver aplicativos próprios para possibilitar a emissão da NFC-e. Para emitir a NFC-e, é preciso que o empresário faça o download do software específico para este fim. Com a divulgação pela SEFAZ-MT da não disponibilização do programa, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso – FACMAT, em defesa dos interesses empresariais no estado, buscou parcerias através de sua Confederação, a CACB, para auxiliar seus associados.
 
“A implantação de novas tecnologias sempre requer gastos e a FACMAT buscou parcerias para minimizar os custos para a classe empresarial. Estamos oferecendo uma solução inovadora para que os empresários não tenham dificuldades para implantar o novo sistema, conforme prevê a legislação”, comenta o presidente da FACMAT, Jonas Alves.
 
Jonas Alves explica que a FACMAT vai disponibilizar em seu site, de maneira gratuita para os associados, o download do software para a emissão da NFC-e. “Ao acessar o site, o empresário terá todos os caminhos para conseguir se adequar à nova legislação.
 
O software de emissão da NFC-e, desenvolvido pela Hábil Enterprise, pode ser adquirido gratuitamente pelo link no site da FACMAT. Caso a empresa ainda não tenha a Certificação Digital, necessária para que se possa utilizar a NFC-e, o usuário poderá adquiri-la no site da CERTISIGN parceira da CACB, através de um link no próprio também no site da FACMAT.
 
Se o empresário não possuir o equipamento mínimo para a instalação do software, a FACMAT disponibiliza, através de uma parceria com a Associação de Empresas de Informática e Telecomunicações – SUCESU, opções de locais onde os equipamentos poderão ser adquiridos com descontos de até 10%. Por fim, se o empresário não puder utilizar seu capital próprio para a implantação do novo sistema ele pode recorrer à Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso S/A – MT FOMENTO, também parceira da FACMAT, que disponibilizará crédito para a implantação do novo sistema”, revela.
 
Sobre o funcionamento do sistema, Jonas Alves explica que as informações sobre a transação comercial podem ser enviadas pela empresa para o e-mail do cliente. “Caso possua aparelho de smartphone, tablet ou algum outro dispositivo que trabalhe com captura e armazenamento de dados visuais, o cliente poderá ter acesso às informações de suas compras através da leitura do QR Code (código de barras), que estará no documento gerado eletronicamente”, diz.
 
Para explicar o uso desta nova tecnologia, a FACMAT realiza nesta terça-feira, 28, às 14h30m, uma entrevista coletiva para a imprensa, que acontecerá na sala de reuniões da Fecomercio-MT, localizada na Av. Historiador Rubens de Mendonça, nº 3501, no bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá.
 
Durante a entrevista coletiva desta terça-feira, 28, estarão presentes representantes de todas as entidades e empresas parceiras, além de representantes da FACMAT, que darão os esclarecimentos necessários sobre a implantação da Nota Fiscal Eletrônica para o Consumidor – NFC-e. “Com estas parcerias vamos facilitar a gestão dos empresários, que terão acesso ao programa básico de emissão da NFC-e através do site da Facmat”, finaliza Jonas.
 
Fonte: Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26