As informações são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que lançou, na quarta-feira (6), o primeiro boletim da pecuária leiteira mato-grossense.
Segundo Daniel Latorraca, gestor do Imea, o projeto vinha sendo trabalhado desde o ano passado e, a partir de agora, será publicado mensalmente.
João Henrique Buschin, analista de pecuária de leite do Imea, explica que a região Oeste de Mato Grosso é, tradicionalmente, a maior bacia leiteira do Estado e chegou a produzir 487 mil litros de leite por dia no último mês de dezembro.
Cidades como Mirassol do Oeste, Araputanga e Pontes e Lacerda são fortes na criação de gado leiteiro e essa última leva o título de maior produtora de leite de todo o Estado.
Em segundo lugar, a região Norte chegou a captar em média 292 mil litros de leite por dia no último mês de dezembro. O Sudeste registrou pequena queda de novembro para dezembro e fechou o ano com uma produção média de 106 mil litros por dia.
O Nordeste, que vem incrementando a recente produção, terminou o ano de 2012 captando 162 mi litros por dia. O Noroeste e Médio Norte seguem o ranking e o Centro-Sul figura na última posição, com 94 mil litros de leite por dia.
De novembro a dezembro passados, a produção de leite em Mato Grosso cresceu 14%, chegando ao total de 1,3 milhão de litros diariamente.
FONTE: PrimeiraHora | AGRO OLHAR