Ana Cristina Vieira – Especial para o Circuito Mato Grosso
Ele cresceu entre partituras. Desde muito cedo se enveredou pelo caminho da música. Fabrício Carvalho é artista na essência. Canta, toca, rege, compõe. Sua vida é pautada pela musicalidade. Para ele, fazer música é, antes de tudo, celebrar a alegria e a possibilidade de uma vida plena ao lado daqueles que gosta. E assim, conduzido pela sensibilidade, preparou um show especialmente para a noite desta sexta-feira, dia 24, a partir das 21h. O cenário é A Casa do Parque, dos mais movimentados espaços para as artes em Cuiabá.
A ideia do show intimista de Fabrício na Casa do Parque surgiu no lançamento da exposição do artista plástico Humberto Espíndola. A diretora do espaço, Flávia Salem, conta que ao final do evento ficaram alguns amigos e Fabrício deu uma “canja”. “Foi lindo, tivemos o privilégio de assistir a essa musicalidade plena. Daí, já fiz o convite: agora temos que repetir este momento para o público”, destaca Flávia, acrescentando que o show vai encantar, emocionar e deixar muitos pedidos de "bis".
Com direção assinada por Maurício Detoni, o show traz um repertório que ecoa os sentidos de Fabrício, que é maestro da Orquestra Sinfônica da UFMT, e certamente vai emocionar o público: “São canções que eu gosto, que meus amigos gostam, que cantamos quando estamos juntos. Muita coisa da minha adolescência, do tempo de faculdade, outras mais recentes, e também músicas que meus pais cantavam”. Uma amplitude – destaca ele – que vai possibilitar a participação da plateia, entoando canções como “Meu mundo e nada mais”, de Guilherme Arantes, “Caçador de Mim” e “Travessia”, de Milton Nascimento, “Como eu quero”, da Paula Toller, “When I fall in love”, de Edward Heyman / Victor Young Eb, “Against all odds”, de Phill Collins, “Se” (Cinema Paradiso), entre outras preciosidades da musicografia.
Para Maurício Detoni, o show é a celebração da amizade por pessoas apaixonadas pela arte. A parceria musical com Fabrício vem de longa data, mais de 20 anos, desde o início da década de 90, quando Maurício participou do Coral da Universidade Federal. “Depois integrei o Grupo de Teatro Ânima, no qual ele também participou de alguns espetáculos”, lembra Detoni.
Maurício acrescenta que Fabrício lhe chamou a atenção pela competência e dedicação à frente de seus projetos. “Me inspiro na maneira como ele conduz suas ideias e na sua coragem de buscar, surpreender”. E o desafio de pensar no caminho musical, quase teatral, a ser percorrido no show é motivo de muita felicidade, que ganha mais reforço diante do repertório, que traz a canção “Pra Terra”, de sua autoria: “Me emociona Fabrício inserir esta música, que fala de Cuiabá numa melodia que toca o coração das pessoas. Cantei com Marcela Mangabeira junto com a Orquestra, sob a regência dele, e foi inesquecível tamanha a emoção”.
A admiração é recíproca. Fabrício não titubeou ao escolher Maurício para dirigir o espetáculo e para prepará-lo vocalmente. “Ele é genial, corajoso, enfrentou o Sudeste e construiu uma carreira brilhante, diretor de diversos grupos com espetáculos nacionais premiados. Ter ele ao meu lado é uma alegria muito grande”.
No palco, Fabrício recebe seus irmãos, o violinista Eduardo Carvalho e a cantora Priscila Carvalho, além de amigos de várias épocas de sua trajetória como Raphael Koury, Johnny Everson, Lorena Ly, Hellen Blum, Leonardo Epaminondas, Álvaro Brito, Marcão dos Santos, Augusto César e Levi de Oliveira. “Gente que admiro, amigos de longa data, outros que acabei de conhecer. Temos em comum a identificação pela música e o carinho um pelo outro”.
Para a cantora Priscila Carvalho, a proposta do show é particular, pois cria uma atmosfera muito familiar no palco, em que os músicos vão ficar à vontade para deixar o talento fluir. “Fabrício é generoso em acolher a pluralidade de músicos da nossa terra, com sua simplicidade e excelência”, pontua ela.
Serviço:
O show é uma realização A Casa do Parque e Cia Sinfônica.
Inf.:(65) 3365-4789
O Quê: show Fabrício Carvalho & Amigos
Quando: sexta-feira, dia 24 de julho
Horário: 21h
Onde: A Casa do Parque – Cuiabá