Cultura

Museus de Cuiabá integram programação da 17ª Semana Nacional de Museus

“Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições”. Este é o tema da 17ª Semana Nacional de Museus, que vai de 13 a 17 de maio deste ano, em todo o Brasil. A temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio), incentiva, nesta edição, mais de mil instituições culturais de todo o país que oferecem ao público cerca de 3 mil atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais.

Em Mato Grosso, os museus do Estado também preparam uma programação voltada para a valorização desses aparelhos culturais essenciais para o desenvolvimento sociocultural da população. Todas as atividades são gratuitas e têm a intenção de mobilizar o público a visitar as instituições museológicas.

“Valorização é a palavra de ordem. É preciso cuidar, é preciso preservar e, essencialmente, é preciso prestigiar. Ficamos tanto tempo com os museus de portas fechadas e a agora, que estão abertas novamente, precisamos valorizar, mais do que nunca”, comenta o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Allan Kardec.

CASA DOM AQUINO
Para a coordenadora do Museus de História Natural Casa Dom Aquino, Suzana Hirooka, esta é uma boa oportunidade para voltar as atenções para as atividades museológicas do país. “Não se trata mais de um evento embrionário, estamos falando da 17° Semana Nacional de Museus, lá se vão quase duas décadas e o Museu de História Natural Casa Dom Aquino participou de todas as edições. Este é um momento importante de reflexão.

A Casa Dom Aquino participou de todas as edições da Semana Nacional dos Museus

Uma bela oportunidade para as pessoas visitarem os museus de suas cidades dando o devido valor para esses equipamentos guardiões do patrimônio material e imaterial da nossa cultura”.

Na programação da Casa Dom Aquino, além de visitas monitoradas, sempre de terça-feira a sábado, das 8h às 18h, estão programadas duas importantes palestras: Etnobiologia e o Futuro das Tradições, com a Drª Carolina Joana Silva, professora da Unemat e Direito Imemorial do Povo Boé Bororo, com Ms. Adriano Boro Makuda. Ambas as palestras ocorrem na terça-feira, (14) a partir das 19h30, no Museu de História Natural Casa Dom Aquino.

“Mato Grosso tem uma riqueza enorme quando o assunto é cultura indígena. Temos muitas etnias e, consequentemente, muitas línguas, culturas e tradições. E a impressão que temos é que tudo isso está ameaçado. Precisamos, sim, valorizar e esta é uma boa oportunidade”, ressalta Hirooka, referindo-se a palestra sobre Direito Imemorial do Povo Boé Bororo.

Aos interessados, as inscrições estão abertas e podem ser realizadas gratuitamente pela internet, no link a seguir: https://bit.ly/2LrRnPD

MASMT

Já no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso haverá visitas monitoradas pela exposição permanente, com destaque para os famosos retábulos da antiga Catedral demolida em 1968, a nova ala de instrumentos musicais da Igreja do Bom Jesus de Cuiabá do período colonial e o acervo de Dom Aquino Corrêa, dentre muitas outras peças pertencentes a exposição permanente.

No MASMT também estão programadas para a 17ª Semana Nacional de Museus uma oficina de construção de filtros do sonho, agendada para sábado (18), a partir das 13h, e mediações diárias para a exposição temporária Festas Religiosas em Cuiabá, que segue em cartaz até dia 09 de junho.

Para a coordenadora do MASMT, Viviene Lozi, este é um ano importante para celebrar e valorizar as atividades dos museus do Estado. “O Museu de portas abertas novamente é uma conquista da sociedade e da instituição que sempre insistiu no segmento do patrimônio, com o intuito de valorizar e preservar a nossa história. Nosso objetivo é fazer com que o aparelho se recoloque novamente para a sociedade, com atividades educativas e culturais, pesquisas e preservação do patrimônio”.

GALERIA LAVA PÉS

Quanto à Galeria de Artes Lava Pés, a exposição ‘O Egito Sob o Olhar de Napoleão’, da Coleção Itaú Cultural, apresenta um deslumbrante acervo voltado ao conhecimento científico no período das grandes conquistas napoleônicas. Ela segue em cartaz com entrada franca, de segunda-feira a sexta-feira, entre as 8h e as 18h.

Exposição ‘O Egito Sob o Olhar de Napoleão’ na Galeria Lava Pés

“É um privilégio e uma grande responsabilidade abrir as portas da Galeria novamente. Mas não basta apenas estar de portas abertas, é respeito para com o público, cada dia mais exigente. Nossa missão é oferecer o que de melhor as artes têm a proporcionar”, conclui o secretário Allan Kardec.

MUSEU RESIDÊNCIA DOS GOVERNADORES

Durante 45 anos, a Residência dos Governadores abrigou 14 dirigentes do Estado e suas famílias. Atualmente tem funcionalidade museológica, mais um equipamento cultural que expões de forma permanente e didática itens do antigo mobiliário, pratarias, louças, entre outros objetos antigos, aberta de segunda-feira a sexta-feira, sempre das 10h às 17h.

O acervo do Museu Residência dos Governadores é rico em pratarias e louças antigas

A Residência dos Governadores está localizada no Centro Histórico de Cuiabá e é considerada um importante espaço para a sociedade cuiabana pelo seu valor histórico e arquitetônico. Inaugurado em 1940, o projeto do prédio tem estilo neocolonial de matriz norte-americana, chamado às vezes de estilo “mission”, baseado nas antigas missões espanholas da Califórnia.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cultura

Paul McCartney se apresenta em abril no Recife

– No fim de semana uma pessoa ligada à produção me ligou, mas não conseguimos nos falar. Na noite de
Cultura

Ópera Vox em “Acordes Femininos”

A apresentação foi especialmente elaborada para o encerramento da entrega da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, e