Impressionados com os sorrisos e abraços distribuídos pelo Papa, especialmente com os jovens, um grupo de cartunistas reuniu diversas obras que retratam o Pontífice e sua simpatia. O resultado foi a publicação do livro intitulado O Papa Sorriu, entregue pessoalmente ao Papa Francisco pelo Arcebispo metropolitano de São Paulo, Dom Odilo Scherer, no início de 2014.
Com traços característicos acentuados, os artistas criam desenhos de certa forma cômicos, que provocam todos os tipos de reação nos espectadores, desde a surpresa até a ternura. Entre os nomes de destaque, a mostra exibe trabalhos de artistas conhecidos nacionalmente, como Baptistão, Carlos Amorim, Gilmar Fraga, Gustavo Paffaro, J. Bosco, Junior Lopes, Luiz Carlos Fernandes, Mônica Fuchshuber, Omar Figueroa Turcius, Quinho, Sergio Morettini e William Medeiros.
Nas palavras de Tulasi Santos – Diretora executiva do MAS/MT: “Essa exposição quebra um paradigma de levar para os museus de Arte Sacra a “Arte das Caricaturas” que estão presentes nos cartuns e quadrinhos que levam muita comunicação para o povo em especial as que tratam de assuntos políticos e sociais. A mostra traz de forma extrovertida, extraordinária e simples o Papa Francisco, mostrando sua habilidade de comunicar positivamente que foram percebidas pelos cartunistas que fazem parte da exposição.
Apresentação Musical
Após a abertura teremos uma apresentação do “Coral Infantil e Juvenil do Pavilhão das Artes”, regido por Patricia Ribeiro, conta com cerca de 40 crianças de 07 a 12 anos, irão cantar músicas regionais como"Sementes do Amanhã de Gonzaguinha", "Recanto de Paz – Abel dos Anjos", "Doce Moreninha Cuiabá – Roberto Lucialdo" e um poupuri de 3 músicas “Tenho orgulhos de ser um Cuiabano – Sobrancelha de Veludo – A Lua”.
O “Coral Infantil e Juvenil do Pavilhão das Artes” é um Projeto de Musicalização através de brincadeiras e jogos musicais e da prática canto coral infantil e juvenil. Criado desde 06 de outubro de 2012, sob a regência de Patrícia Ribeiro.
Os ensaios acontecem todos os sábados das 9h às 11h no auditório do Palácio da Instrução no Centro de Cuiabá. Nesta temporada de 2014 o repertório a ser formado é de músicas que valorizam a cultura e a nossa região, assim também como as tradições e miscigenações culturais que influenciam o mato-grossense.
Da Assessoria