Economia

Município de MT investe no setor de turismo para diversificar economia local

Aproveitar o potencial turístico de Santa Rita do Trivelato (a 342 km de Cuiabá), especialmente o Salto Magessi, no rio Teles Pires, para abrir outras possibilidades econômicas é um dos objetivos da atual gestão do prefeito Egon Hoepers.

Para tanto, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) atua na elaboração do plano municipal de turismo, uma construção conjunta e participativa com empresários e a população local.

O plano foca em seis eixos temáticos. São eles sensibilização da iniciativa privada e pública, atrativos serviços e equipamentos, infraestrutura, qualidade da oferta turística, marketing e gestão e legislação.

Dentro de cada um desses eixos estão definidas as linhas de atuação. Entre elas equipamentos turísticos, serviços de alimentação, gastronomia, meios de hospedagens, agencias de receptivo, operadores, lazer e entretenimento, espaço para eventos; propriedades rurais; comércio varejista; potenciais investidores; meios de comunicação; artesanato; saneamento, transporte, só para citar alguns.

Renato Ícaro Pereira Magalhães, gerente da Agência Sebrae em Lucas do Rio Verde, um dos coordenadores do trabalho em Santa Rita do Trivelato, destaca a localização estratégica do município e reforça que o Sebrae está estruturando a oferta turística no município por acreditar que o segmento pode contribuir para diversificar a economia local, hoje calçada basicamente no agronegócio.

“O Sebrae acredita no futuro desenvolvimento e crescimento de Santa Rita do Trivelato, principalmente pela logística que está sendo criada para o município e entorno, por esta razão estamos investimento tempo e recursos para apoiar a gestão pública municipal”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade, Martinho Dall’Uglio Jr, reforça que o turismo é uma atividade econômica alternativa para os empreendedores que não atuam no agronegócio e mesmo para os filhos de agricultores e pecuaristas com outros interesses. Segundo ele, é observada uma evasão de jovens na cidade e o desenvolvimento do turismo pode ajudar a reter essa população.

“Estamos aproveitando um potencial já existente, que é o Salto Magessi, muito interessante e agradável, para transformá-lo num atrativo turístico da cidade e da região”, diz, apontando a existência de muitos municípios próximos que poderiam visitar Santa Rita do Trivelato.

 

Ele aponta o local como propício para pesca esportiva, esportes nas corredeiras, trilhas, mountain bike, além do turismo contemplativo.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Economia

Projeto estabelece teto para pagamento de dívida previdenciária

Em 2005, a Lei 11.196/05, que estabeleceu condições especiais (isenção de multas e redução de 50% dos juros de mora)
Economia

Representação Brasileira vota criação do Banco do Sul

Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, assinaram o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26