Os últimos três meses não foram fáceis para Marilene Saad, de 49 anos. Mulher do ator Stênio Garcia, de 85, ela passou quase 30 dias no hospital, ficou em coma e desde que recebeu alta, em abril, segue em casa sob cuidados médicos, tratando da Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (SARA), descrita como um quadro de lesão pulmonar aguda. A doença foi diagnosticada após a cirurgia que ela fez em março para retirar o útero (por conta de um diagnóstico de mioma). A recuperação, porém, está de vento e popa, e Marilene volta, aos poucos, à rotina normal e já comemora, por exemplo, poder quebrar a abstinência sexual.
"Fiquei um mês no hospital, e estou há dois em casa. Nos primeiros 60 dias, a gente não podia namorar, aí você namora de outras formas, né!? Mas esse tempo já passou. É como a mulher que faz cesárea, não tem jeito. O Stênio é muito carinhoso comigo e me respeita muito. Mas passamos por esse momento de abstinência juntos, porque ele (o Stênio) tinha quebrado a costela, não podia se mexer muito. Agora, está tudo normal", festeja.
A mulher do ator faz consultas frequentes ao médico, segue tomando medicação e fazendo fisioterapia para fortalecer a caixa toráxica e as pernas (ela deixou o hospital em abril numa cadeira de rodas).
"Já ando normalmente, mas ainda não posso sair de casa para ambiente fechados, como cinema, por exemplo. Eu teria que ir de máscara e não posso pegar nenhuma virose. Minhas amigas falam que eu estou em prisão domiciliar", diz ela, informando ainda que já conseguiu recuperar 4kg dos 9 perdidos no tempo em que ficou internada. "Estou comendo feito uma loba".
Ansiosa para o fim do tratamento, previsto para agosto, Marilene espera melhorar logo para dar continuidade ao projeto que tem no cinema e no teatro.
"No início, senti muito medo e pânico. A SARA não é tão comum pós-acidente e ninguém sabe ao certo o que causou, se foi meu corpo que não agiu certo ao ato cirúrgico ou outro fator. O importante é que eu renasci, estou me curando e logo estarei 100% boa para voltar ao batente".