Até o próximo dia 19, uma exposição de 14 fotografias de LEANDRO PARANÁ pode ser conferida no espaço A Casa do Parque. O fotógrafo, irmão do professor de Muay Thai ALEX PARANÁ trocou uma ideia com o editor de Cultura do Circuito Mato Grosso, Luiz Marchetti. Confira:
LUIZ MARCHETTI: Pra início da conversa, qual foi o seu na fotografia?
LEANDRO PARANÁ: Meu início foi bem natural, meu sonho era ter uma câmera que registrasse fotos perfeitas, com o passar do tempo as condições financeiras melhoraram e consegui comprar a primeira câmera semiprofissional, daí pra frente o que eu retratava tinha mais cuidado com a manipulação manual, e se tornava mais “autoral” mesmo. Ainda assim, para o que eu queria transparecer nas minhas fotos, ela acabava deixando a desejar. Hoje com uma câmera profissional, me sinto capacitado e com a obrigação de me esforçar na profissionalização, no manuseio e na busca de mais sentimentos em minhas fotos. Hoje consigo desenhar o emocional nas fotos que crio, procurando passar uma realidade com certa clareza nos trabalhos realizados.
LUIZ MARCHETTI: O que você retrata nas fotos sobre o Muay Thai que as pessoas não conhecem?
LEANDRO PARANÁ: Tento promover a história do Muay Thai, Arte Marcial Tailandesa existente há mais de 2.000 anos. Existem várias versões sobre a origem do Muay Thai, mas nenhuma exata, pois os documentos históricos sobre a origem do povo tailandês e também sobre a origem do Muay Thai foram destruídos, quando o exército Birmane arrasou e saqueou a capital Ayutthaya reduzindo-a a ruínas, e com isso destruindo muito sobre a história do povo tailandês. Os ataques fizeram com que os tailandeses criassem um método de defesa para combatê-los e lutassem pela paz e liberdade que estava sendo roubada, foi aí que houve o surgimento do Muay Thai, a ‘’arte dos livres’’. A prática da luta e autodefesa fazia com que os praticantes desenvolvessem o autoconhecimento e assim adquirindo o controle físico, mental e espiritual que os deixavam preparados para qualquer momento de suas vidas. Esse treinamento tinha como base suas tradições budistas que prezavam a paz e a harmonia como sua maior riqueza e que após conquistada teria que ser protegida a qualquer custo. Com o passar dos anos o Muay Thai se tornou parte da cultura Tailandesa e leva milhares de turistas todos os anos à Ásia para conhecerem o país dos livres que ficam impressionados com tanta beleza, cultura e harmonia desse lugar encantado.
LUIZ MARCHETTI: O que é ser um lutador tradicional de Muay Thai?
LEANDRO PARANÁ: É evoluir e encontrar-se espiritualmente em sua arte Marcial. Tendo sua paz conquistada, se manterá fiel a sua tradição, pois encontrou algo sólido e seguro para manter-se em paz. Vivendo na certeza que essa paz não irá mudar, pois tradição não muda, as pessoas é que mudam.
O único significado de ser um lutador tradicional é saber que podemos fazer parte da sua cultura.
LUIZ MARCHETTI: Qual objetivo que você e seu irmão, o professor ALEX PARANÁ, possuem com o Muay Thai em Cuiabá e no Brasil?
LEANDRO PARANÁ: Trabalhamos na profissionalização de atletas para buscarem suas carreiras na Tailândia ou apenas descobrirem o verdadeiro Muay Thai como qualidade de vida. A Escola busca oferecer intercâmbios culturais que tragam todos os aspectos da tradição como: cultura, culinária, dança, religião, Muay Thai etc… tudo que se refira à Tailândia como um todo e que traga conhecimento histórico da arte marcial tradicional tailandesa para o Brasil. Implantaremos em 2014 um projeto junto ao Sesi chamado ’’Além do Muay Thai’’ e abriremos 39 campos de treinamento pelo Brasil com sede em Ao Nang Krabi, Tailândia . Colocaremos o Muay Thai como qualidade de vida nas empresas conveniadas, proporcionaremos aos funcionários uma prática que os aliviará do estresse cotidiano, dando-lhes disposição no trabalho e deixando-os muito mais prestativos e com domínio no trabalho em equipe, seu raciocínio lógico adquirido com a prática do esporte lhes trará satisfação pessoal e profissional tendo seu progresso nítido no Muay Thai tradicional.
Você está convidado para a abertura da exposição MUAY THAI – ARTE DA LIBERDADE, na CASA DO PARQUE. Com entrada franca, a exposição segue até o próximo dia 19.
Escola de Muay Thai Tradicional em Cuiabá: (65) 3054 1398 e 9217 4383
A Casa do Parque: (65) 3365 4789